A APRENDIZAGEM DA VIBRANTE MÚLTIPLA, DO TEPE E DA FRICATIVA VELAR DO ESPANHOL POR BRASILEIROS: A INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS LINGUÍSTICAS

Autores

  • Taíse Simioni
  • Eduardo de Oliveira Dutra
  • Paulo Fernando Marques Duarte Filho

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n1.48985

Resumo

Neste estudo, examinamos a influência de três variáveis linguísticas (tipo de segmento, tonicidade e posição na palavra) na aprendizagem da vibrante múltipla, do tepe e da fricativa velar desvozeada do espanhol por estudantes de Letras de uma universidade pública. O foco, portanto, das variáveis independentes recai sobre a análise de posições proeminentes que podem ou não exercer influência na realização dos segmentos sob análise. O instrumento, para a obtenção de dados, consistiu na leitura de palavras que abrangeram os grafemas correspondentes aos segmentos-alvo. Os dados obtidos foram submetidos a tratamento estatístico por meio do software R. Na primeira etapa, foram analisados os dados a partir das variáveis independentes selecionadas estatisticamente. Na segunda etapa, houve a apresentação hierarquizada das variáveis independentes por meio de uma árvore de decisão, o que permitiu uma análise mais apurada. Os resultados sugeriram a relevância dos fatores tipo de segmento [r] e sílaba pretônica como relevantes na maior aplicação de formas alternativas, comparativamente aos demais fatores de cada variável, o que mostra (i) que há uma maior dificuldade na realização da forma-alvo [r] e (ii) que uma posição não proeminente ocupada por sílabas fora de um pé métrico pode causar menor favorecimento de realizações com a forma-alvo. Posteriormente, levando em consideração os resultados obtidos, apresentamos o esboço de uma proposta de intervenção pedagógica destinada ao ensino do segmento [r]. Desta forma, este trabalho estabeleceu uma relação entre os resultados de uma pesquisa e uma proposta atenta às necessidades do ensino.

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Publicado

2019-11-08

Como Citar

Simioni, T., de Oliveira Dutra, E., & Marques Duarte Filho, P. F. . (2019). A APRENDIZAGEM DA VIBRANTE MÚLTIPLA, DO TEPE E DA FRICATIVA VELAR DO ESPANHOL POR BRASILEIROS: A INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS LINGUÍSTICAS. PROLÍNGUA, 14(1), 94–108. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n1.48985