PORTUGUÊS PARA FINS ESPECÍFICOS NO SÉCULO XXI: ESTATUTO E CONTRIBUTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.52190Palavras-chave:
Português para Fins Específicos, Diretrizes para o ensino de Língua Estrangeira, Políticas Linguísticas, Abordagem lexical, Contributos da linguística para o ensino de línguaResumo
Instigada pelos fluxos migratórios e pela mobilidade estudantil no ensino superior, a diversidade linguística é atualmente uma realidade nas instituições de ensino portuguesas. Neste contexto, o Português para Fins Específicos e Académicos assume-se mais do que nunca como uma necessidade por parte de estudantes universitários e profissionais estrangeiros. De facto, a importância das línguas para fins específicos no âmbito do ensino de língua estrangeira é já reconhecida desde os anos 1960 com o advento do movimento do Inglês para Fins Específicos, tendo como base a análise das necessidades do público aprendente. Neste sentido, os documentos orientadores de ensino-aprendizagem de língua estrangeira europeus e nacionais não poderiam deixar de contemplar o Português para Fins Específicos. A questão que se coloca é se a língua para fins específicos tem o reconhecimento devido na atualidade, pretendendo-se analisar o seu estatuto nos guias orientadores e respetivas repercussões para o ensino de Português Língua Estrangeira. Na verdade, verifica-se que o crescimento do interesse pelo Português para Fins Específicos contrasta com um investimento insuficiente no desenvolvimento desta área, quer em Portugal, quer no Brasil. Outro intuito desta investigação é revelar os contributos da linguística para o ensino de Português para Fins Específicos e para a criação de materiais e recursos linguísticos que apoiem a sua aprendizagem e disseminação.