OS PARADIGMAS DE “TU” E “VOCÊ” NO CONTEXTO DATIVO NAS CARTAS PERNAMBUCANAS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.52197Palavras-chave:
Carta pessoal, Tu e você em contexto dativo, Fatores sociais, Fatores formaisResumo
O presente artigo dá continuidade a estudos prévios acerca do Português Brasileiro (PB) no tocante à inserção do “você” no paradigma pronominal e seu encaixamento nos demais contextos sintáticos (GOMES, 2014; LOPES e OLIVEIRA, 2018). Nesse sentido, visa ampliar os resultados desses estudos com a abordagem da relação sintática dativa em manuscritos pernambucanos dos séculos XIX e XX, tanto do ponto de vista do fator estrutural quanto social (LABOV, WEIRICH e HERZOG, 2006). Para essa discussão, tomou-se por base também a teoria do Poder e da Solidariedade (BROWN e GILMAN, 1960), a Teoria da Polidez (BROWN e Levinson, 1987) e os Padrões Sociolinguísticos (LABOV, 2008). Inicialmente foi feita a reconstrução da performance desses documentos, considerando as condições em que foram produzidos, o perfil dos missivistas e a relação com os seus interlocutores, discutindo os fatores sociais e pragmáticos. Em seguida, verificou-se o processo de variação dos pronomes pertencentes aos paradigmas do “tu” e “você” no contexto morfossintático dativo. Um dos resultados aponta que as escolhas das formas pronominais estão diretamente vinculadas ao tipo de relação estabelecida entre os missivistas, considerando o uso do dativo em correlação com cada subgênero analisado.