O CORPO EM EXPOSIÇÃO: ANÁLISE SEMIÓTICA DO PADRÃO DE BELEZA FEMININA NA PROVA ORAL DO CELPE-BRAS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.52218Palavras-chave:
Celpe-bras, Elementos Provocadores, Beleza Feminina, Semiótica FrancesaResumo
Com a ascensão da língua portuguesa e aumento considerável de estrangeiros no Brasil, foi criado em 1998 o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-bras), o único certificado reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro que atesta a proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (PLE). Com aplicação no Brasil e mais 36 países, o exame é feito em duas partes, uma escrita e outra oral. Nosso estudo é pautado na seção oral, que consiste em uma entrevista de interação face a face entre um examinando e dois avaliadores a partir de três Elementos Provocadores, materiais constituídos de textos verbovisuais que abordam tópicos do cotidiano de interesse geral. Dentre esses temas encontram-se discussões sobre a mulher, sendo a maioria delas envolvendo a questão da beleza. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é depreender a imagem de beleza feminina presente nos elementos provocadores do Celpe-Bras, ou seja, verificar qual o discurso sobre a beleza feminina veiculado por um exame brasileiro feito para estrangeiros de todo o mundo. Para tanto, foram estudados os onze elementos provocadores que abordam o tema e selecionados dois mais representativos para a análise. A fundamentação teórico-metodológica adotada é a Semiótica Francesa de perspectiva greimasiana (Greimas, 1975; s.d), com as contribuições dos desdobramentos da semiótica plástica e sincrética, sobretudo de Floch (1983; 1985; 2002) e Teixeira (2004; 2009). Para o maior aprofundamento da análise, valemo-nos também de estudos de Beuavoir (2019) e Wolf (2017) sobre mulher e beleza. Como resultados, verifica-se, comparando as primeiras edições e as mais recentes, um deslocamento discursivo na concepção de beleza do Celpe-Bras.