PERSPECTIVA DIALÓGICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO DISCURSIVO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n1.52435Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Dialogismo, EnsinoResumo
Este estudo objetivou analisar uma proposta de atividade didática de Língua Portuguesa em perspectiva dialógica, observando como ela pode contribuir na construção de sentidos plurais do enunciado, de modo a constituir a formação do aluno leitor e produtor de textos. Assim, recorremos às contribuições de Bakhtin (2006 [1979]; 2010 [1930-34]), Medviédev (2016 [1928]) e Volóchinov (2017 [1929]) para subsidiarem a pesquisa. A abordagem dialógica tem demonstrado que há diversas possibilidades de análise das manifestações de linguagem, e que os diversos enunciados podem ser compreendidos em perspectiva discursiva. Nesse sentido, delimitamos como lócus do estudo a unidade três do livro didático Português contemporâneo – diálogo, reflexão e uso, para efetivação das análises, por meio da perspectiva dialógica do discurso. Nessa direcionalidade, o manuscrito está estruturado em três seções: Abordagem dialógica do discurso; Axiologia e o ensino de Língua Portuguesa; e Trilhando caminhos concretos: análise dialógico-axiológica de enunciados. Os resultados apontaram para o fato de que as práticas analíticas de linguagem sob horizonte dos estudos dialógicos potencializam estratégias autorais na formulação de enunciados, na medida em que instigam os sujeitos estudantes a assumirem postura crítica diante do texto, avaliando seus aspectos linguísticos e socio-histórico-ideológicos.