BILINGUISMO E MEMÓRIA DE TRABALHO EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA BILINGUALISM AND WORKING MEMORY IN SCHOOL-AGED CHILDREN: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54874

Palavras-chave:

Bilinguismo. Memória de trabalho. Vantagem bilíngue.

Resumo

Estudos que investigam a influência de uma experiência bilíngue nas funções executivas têm encontrado resultados contrastantes. Mais especificamente, pesquisadores estão longe de chegar a um consenso sobre a relação entre bilinguismo e memória de trabalho em crianças. Através desta revisão, tivemos como objetivo investigar o impacto de uma experiência bilíngue na memória de trabalho de crianças bilíngues em idade escolar. Para isso, buscamos artigos nas bases de dados PUBMED/MEDLINE, BVS - LILACS e SCIELO publicados entre 2009 e 2019. Um total de 21 artigos foram selecionados segundo os critérios de inclusão. De acordo com a análise realizada, confirmou-se a inconsistência dos resultados: 13 estudos revelaram evidências de algum tipo de vantagem das crianças bilíngues em relação às crianças monolíngues, 6 não encontraram um impacto significativo de uma experiência bilíngue no desempenho das crianças em tarefas de memória de trabalho e apenas 2 encontraram algum tipo de evidência de vantagem das crianças monolíngues em relação às bilíngues. Para fazermos sentido desses resultados, foi feita uma discussão sobre fatores que são de fundamental importância na pesquisa sobre bilinguismo, por estarem diretamente ligados à experiência bilíngue e interagirem com ela: o tempo e intensidade da exposição às línguas, a idade e a proficiência das crianças. Diferenças em relação a esses aspectos podem justificar algumas das inconsistências encontradas. Para que se possa ter um melhor entendimento sobre a influência do bilinguismo nas funções executivas, sugere-se que pesquisas de caráter longitudinal sejam realizadas, bem como se avalie o papel de diferentes contextos de educação bilíngue.

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

Scholl, A. P., Dagort Billig, J., & Finger, I. (2021). BILINGUISMO E MEMÓRIA DE TRABALHO EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA BILINGUALISM AND WORKING MEMORY IN SCHOOL-AGED CHILDREN: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW. PROLÍNGUA, 15(2), 212–226. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54874