O QUE ESTÁ ESCRITO AQUI? REDESCOBRINDO A GRAMÁTICA NOS CAMINHOS PARA A LEITURA

Autores

  • Daniela Cid de Garcia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marília Uchôa Cavalcanti Lott de Moraes Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cristiane Oliveira da Silva School of Humanities, Massey University, Nova Zelândia
  • Rogério Santana Lourenço Laboratorio de Estudos do Discurso Imagem e Som- Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54897

Palavras-chave:

psicolinguística, consciência sintática, processamento de leitura, estratégias de leitura, consciência leitora

Resumo

As práticas de leitura na escola têm recebido relevantes contribuições da Linguística Textual no Brasil. A ausência das vertentes formais nessa conversa, no entanto, produziu uma lacuna nessa construção de conhecimento, sobretudo no que diz respeito às implicações cognitivas da interação entre unidades gramaticais e demandas de processamento. O artigo reflete sobre algumas contribuições relevantes de trabalhos recentes da Teoria Gramatical e da Psicolinguística (MAIA, 2018; MAIA, 2019; OLIVEIRA; QUAREZEMIN,2016) acerca da relação entre conhecimento sintático e desempenho escolar. Considerando os limites de atenção e memória durante o processamento, apresentamos a hipótese de que a consciência sintática pode ter impacto nas estratégias implementadas durantea leitura, levando o foco atencional para os termos centrais da unidade linguística processada. Esse pode ser um recurso importante para lidar com estruturas com grande complexidade estrutural, que não são comuns na fala vernacular mas que estão presentes em muitos gêneros textuais. Trazemos, ainda, uma reflexão sobre a relação entre aquisição da linguagem e desempenho em leitura. Em seguida, discutimos de que forma(s) esses conhecimentos podem ser apropriados na tentativa de se pensarem propostas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-12

Como Citar

Cid de Garcia, D., Uchôa Cavalcanti Lott de Moraes Costa, M. ., Oliveira da Silva , C. ., & Santana Lourenço , R. . (2021). O QUE ESTÁ ESCRITO AQUI? REDESCOBRINDO A GRAMÁTICA NOS CAMINHOS PARA A LEITURA. PROLÍNGUA, 15(2), 55–75. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54897