O QUE ESTÁ ESCRITO AQUI? REDESCOBRINDO A GRAMÁTICA NOS CAMINHOS PARA A LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54897Palavras-chave:
psicolinguística, consciência sintática, processamento de leitura, estratégias de leitura, consciência leitoraResumo
As práticas de leitura na escola têm recebido relevantes contribuições da Linguística Textual no Brasil. A ausência das vertentes formais nessa conversa, no entanto, produziu uma lacuna nessa construção de conhecimento, sobretudo no que diz respeito às implicações cognitivas da interação entre unidades gramaticais e demandas de processamento. O artigo reflete sobre algumas contribuições relevantes de trabalhos recentes da Teoria Gramatical e da Psicolinguística (MAIA, 2018; MAIA, 2019; OLIVEIRA; QUAREZEMIN,2016) acerca da relação entre conhecimento sintático e desempenho escolar. Considerando os limites de atenção e memória durante o processamento, apresentamos a hipótese de que a consciência sintática pode ter impacto nas estratégias implementadas durantea leitura, levando o foco atencional para os termos centrais da unidade linguística processada. Esse pode ser um recurso importante para lidar com estruturas com grande complexidade estrutural, que não são comuns na fala vernacular mas que estão presentes em muitos gêneros textuais. Trazemos, ainda, uma reflexão sobre a relação entre aquisição da linguagem e desempenho em leitura. Em seguida, discutimos de que forma(s) esses conhecimentos podem ser apropriados na tentativa de se pensarem propostas pedagógicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-02-12
Como Citar
Cid de Garcia, D., Uchôa Cavalcanti Lott de Moraes Costa, M. ., Oliveira da Silva , C. ., & Santana Lourenço , R. . (2021). O QUE ESTÁ ESCRITO AQUI? REDESCOBRINDO A GRAMÁTICA NOS CAMINHOS PARA A LEITURA. PROLÍNGUA, 15(2), 55–75. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54897
Edição
Seção
Artigos