MEMÓRIA OPERACIONAL E REPERCUSSÕES NO VOCABULÁRIO EXPRESSIVO NA SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Talita Maria Monteiro Farias Barbosa UFPB
  • Giorvan Ânderson dos Santos Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Cristina de Albuquerque Montenegro Universidade Federal de Pernambuco
  • Isabelle Cahino Delgado Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54908

Palavras-chave:

Síndrome de Down. Vocabulário. Memória de trabalho.

Resumo

Esta pesquisa buscou estudar os aspectos expressivos e cognitivos no contexto de pessoas com síndrome de Down (SD), através da investigação da relação entre as dificuldades da memória operacional e de linguagem expressiva. Como também traçar reflexões sobre essa relação e possíveis caminhos de colaboração com o público abordado. Os procedimentos metodológicos envolveram a avaliação de 15 indivíduos com SD com idades entre 07 e 26 anos que faziam parte de um projeto de extensão vinculado a uma Instituição de Ensino Superior da Paraíba. Foi realizada avaliação do vocabulário expressivo através de nomeação de imagens; avaliação da memória de trabalho através dos testes de repetição de não palavras e de dígitos. Os resultados no teste de vocabulário expressivo demostraram uma média de 64.60 % de designações verbais usuais (DVU), nas provas de memória de trabalho a média dos resultados foi de 31,36 pontos na prova de não palavras, e na prova de dígitos de ordem direta a média foi de 5,57 pontos. O desempenho na prova de não palavras sofreu influência da extensão da palavra, ou seja, quanto maior o número de sílabas pior foi o desempenho dos indivíduos. A correlação entre o teste de memória e vocabulário mostrou-se significante, o que significa que quanto melhor o resultado nos testes de não palavras e de ordem de dígitos (avaliação da memória de trabalho) melhor foi o desempenho no teste de vocabulário expressivo. Não houve relação significativa entre as variáveis idade, escolaridade e alfabetização com os testes de memória e de vocabulário expressivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Maria Monteiro Farias Barbosa, UFPB

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. 

Giorvan Ânderson dos Santos Alves, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professor Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB e do Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia.

Ana Cristina de Albuquerque Montenegro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco. 

Isabelle Cahino Delgado, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB.

Downloads

Publicado

2021-02-12

Como Citar

Talita Maria Monteiro Farias Barbosa, Giorvan Ânderson dos Santos Alves, Ana Cristina de Albuquerque Montenegro, & Isabelle Cahino Delgado. (2021). MEMÓRIA OPERACIONAL E REPERCUSSÕES NO VOCABULÁRIO EXPRESSIVO NA SÍNDROME DE DOWN. PROLÍNGUA, 15(2), 227–241. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54908