THE EFFECTS OF IMPLICIT AND EXPLICIT CLASSROOM FEEDBACK ON BILINGUAL SPEECH PRODUCTION
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54929Palavras-chave:
L2 learning. Bilingual oral production. Explicit and implicit feedback.Resumo
Pesquisas recentes sobre o papel do feedback em sala de aula têm evidenciado que a aprendizagem tende a ocorrer de forma mais eficaz e rápida se os alunos receberem feedback que explicite exatamente a causa do erro e como ele pode ser corrigido. Este estudo teve como objetivo investigar o efeito de dois tipos de feedback em sala de aula sobre o desenvolvimento da produção oral bilíngue. Cinquenta e quatro alunos de inglês como L2 foram divididos em um grupo experimental e um grupo controle. Ambos os grupos foram expostos a uma experiência de aprendizagem híbrida de dois meses para o desenvolvimento da produção oral em L2. O grupo controle recebeu feedback implícito, com base no conteúdo de sua produção oral. O grupo experimental recebeu feedback explícito, baseado na gramática, apontando correções em relação à forma de sua produção oral. Por meio de um pré e pós-teste, verificamos se os diferentes tipos de feedback impactaram na produção oral dos participantes, no que se refere à precisão gramatical, densidade lexical ponderada e fluência. Os resultados mostram que o feedback explícito foi mais eficaz no que tange especificamente o desenvolvimento da precisão gramatical dos aprendizes após os dois meses de intervenção. No entanto, não houve diferenças significativas entre os dois tipos de feedback e o desenvolvimento da densidade lexical ou da fluência durante a intervenção.