A INFLUÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NAS COGNIÇÕES DE RECONHECIMENTO DE FACES E DOS SINAIS DA FALA: UM ESTUDO PSICOLINGUÍSTICO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54939Palavras-chave:
Aquisição da Leitura. Reciclagem Neuronal. Reconhecimento de Face. Processamento da Fala. Psicolinguística.Resumo
Testes de imagem cerebral mostram que depois da alfabetização, durante o reconhecimento de grafemas surge uma ativação na região ventro-occipito-temporal esquerda: a VWFA. Acredita-se que a VWFA impacte o mosáico de regiões vizinhas envolvidas no reconhecimento de objetos, lugares, parte do corpo e faces. Ela também influencia a região que abriga o reconhecimento dos sinais da fala. Esse estudo testa crianças nas fases pré e pós alfabetização, procurando correlatos comportamentais para esses achados neurofisilógicos. Encontramos impacto positivo da alfabetização no processamento da fala, mas, perda de acuidade provisória no reconhecimento de faces dos participantes recém-alfabetizados.