A INFLUÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NAS COGNIÇÕES DE RECONHECIMENTO DE FACES E DOS SINAIS DA FALA: UM ESTUDO PSICOLINGUÍSTICO

Autores

  • Isadora Rodrigues de Andrade UFRJ
  • Aniela Improta França Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54939

Palavras-chave:

Aquisição da Leitura. Reciclagem Neuronal. Reconhecimento de Face. Processamento da Fala. Psicolinguística.

Resumo

Testes de imagem cerebral mostram que depois da alfabetização,  durante o reconhecimento de grafemas surge uma ativação na  região ventro-occipito-temporal esquerda: a VWFA. Acredita-se que a VWFA impacte o mosáico de regiões vizinhas envolvidas no reconhecimento de objetos, lugares, parte do corpo e faces. Ela também influencia a região que abriga o reconhecimento dos sinais da fala. Esse estudo testa crianças nas fases pré e pós alfabetização, procurando correlatos comportamentais para esses achados neurofisilógicos. Encontramos impacto positivo da alfabetização no processamento da fala, mas, perda de acuidade provisória no reconhecimento de faces dos participantes recém-alfabetizados.

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Publicado

2021-02-12

Como Citar

Isadora Rodrigues de Andrade, & Improta França, A. (2021). A INFLUÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO NAS COGNIÇÕES DE RECONHECIMENTO DE FACES E DOS SINAIS DA FALA: UM ESTUDO PSICOLINGUÍSTICO. PROLÍNGUA, 15(2), 101–126. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2020v15n2.54939