O MODELO DE GESTÃO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS DA PARAÍBA: ANÁLISE DE UM CADERNO FORMATIVO À LUZ DO ISD

Autores

  • Philipe Pereira Borba de Araújo UFPB
  • Filipe Mendes Cavalcanti Leite UFPB
  • Liliane Alves Chagas Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Thiago Luís Cavalcanti Calabria Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58800

Palavras-chave:

Tecnologia de Gestão Educacional., Gestão Escolar., Instituições privadas., Interacionismo Sociodiscursivo.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de um dos cadernos de formação desenvolvido pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), intitulado “Modelo de Gestão: Tecnologia de Gestão Educacional”, que orienta e, de certa forma, condiciona a gestão das escolas pertencentes ao Programa de Educação Integral na Paraíba. A análise teve por objetivo identificar quais são os princípios, conceitos e fundamentos presentes no documento. Buscou, ainda, desvelar como estão representadas, no documento, as tensões entre as esferas pública e privada, a partir de aspectos enunciativos do texto (vozes e modalizações). Esta pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada (LA) e compartilha da natureza indisciplinar e transgressiva desse campo do saber (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006). Desenvolvido à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2012), este trabalho também se embasa nas contribuições de teóricos da educação, como Ball (2014), Laval (2019) e Libâneo (2016). Na análise, considera-se que o documento ilustra um movimento que busca atuar fortemente na redução da esfera de autonomia das escolas.

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Biografia do Autor

Filipe Mendes Cavalcanti Leite, UFPB

Doutorando em Ciências Jurídicas (UFPB). Professor do curso de Direito da Unesc. E-mail: filipimendes@hotmail.com.

Liliane Alves Chagas, Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Mestra em Artes (UFPB). Gestora escolar da Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT/PB). E-mail: lilianealvesc@gmail.com.

Thiago Luís Cavalcanti Calabria, Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Mestre em Educação (UFPE). Professor da educação básica da Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT/PB). E-mail: thg.calabria@gmail.com.

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Publicado

2021-10-11

Como Citar

Pereira Borba de Araújo, P., Mendes Cavalcanti Leite, F., Alves Chagas, L., & Cavalcanti Calabria, T. L. (2021). O MODELO DE GESTÃO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS DA PARAÍBA: ANÁLISE DE UM CADERNO FORMATIVO À LUZ DO ISD. PROLÍNGUA, 16(1), 152–166. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58800