O MODELO DE GESTÃO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS DA PARAÍBA: ANÁLISE DE UM CADERNO FORMATIVO À LUZ DO ISD
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58800Palavras-chave:
Tecnologia de Gestão Educacional., Gestão Escolar., Instituições privadas., Interacionismo Sociodiscursivo.Resumo
Este artigo apresenta uma análise de um dos cadernos de formação desenvolvido pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), intitulado “Modelo de Gestão: Tecnologia de Gestão Educacional”, que orienta e, de certa forma, condiciona a gestão das escolas pertencentes ao Programa de Educação Integral na Paraíba. A análise teve por objetivo identificar quais são os princípios, conceitos e fundamentos presentes no documento. Buscou, ainda, desvelar como estão representadas, no documento, as tensões entre as esferas pública e privada, a partir de aspectos enunciativos do texto (vozes e modalizações). Esta pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada (LA) e compartilha da natureza indisciplinar e transgressiva desse campo do saber (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006). Desenvolvido à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2012), este trabalho também se embasa nas contribuições de teóricos da educação, como Ball (2014), Laval (2019) e Libâneo (2016). Na análise, considera-se que o documento ilustra um movimento que busca atuar fortemente na redução da esfera de autonomia das escolas.