SOBRE A RELAÇÃO ORIENTANDOS-ORIENTADORES E METODOLOGIA DE PESQUISA: UMA INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DE UM PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58814Palavras-chave:
Metodologia científica., Relação Orientador-orientando., Mestrado profissional.Resumo
Este artigo objetiva mostrar os fundamentos metodológicos de uma pesquisa em andamento realizada no mestrado do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino- PPGLE da UFCG, que investiga a relação orientando-orientador em um mestrado profissional de uma universidade pública brasileira, a partir do seguinte questionamento: como acontece o processo de orientação, orientando-orientador, no ProfLetras/UFCG-CFP? Nesse sentido, à luz das ideias do Círculo de Bakhtin, apresenta-se a contextualização da pesquisa. Em um segundo momento, explicita-se todo o percurso metodológico usado para a geração dos dados, assim como uma descrição das categorias de análises. Acredita-se que este relato dos passos metodológicos possa colaborar para o estudo de metodologia científica para se pensar um conjunto de ações planejadas desde o levantamento de questões, hipóteses ou problemas aos procedimentos de coleta e análise de dados, pois desenhar metodologicamente uma pesquisa é tão desafiador quanto delinear o seu objeto científico, pois requer a comprovação de fenômenos por meio de métodos e técnicas sistematizados e verificáveis em torno do que propomos estudar. Conclui-se que a pesquisa em torno das relações sociais no âmbito acadêmico de formação de professores da educação básica, propondo soluções para os problemas cotidianos encontrados nas salas de aula, é um campo vasto de investigação.