“NADA DO QUE FOI SERÁ DE NOVO DO JEITO QUE JÁ FOI UM DIA”? – O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS EM FOCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58819

Palavras-chave:

Livro didático, Português, Historiografia da Linguística, Linguística Aplicada, Projeto didático

Resumo

A partir de contribuições da Historiografia da Linguística e da Linguística Aplicada, neste artigo, buscamos responder a duas questões: I) que linhas de (des)continuidade existem entre os projetos didáticos de um livro contemporâneo e de um livro da década de 90 do século XX para ensinar português como língua materna no último ano do Ensino Fundamental? (EF); e II) que relações podem ser estabelecidas entre essas linhas de (des)continuidade e as propostas teórico-metodológicas para o ensino de Português? De modo a responder às questões postas, analisamos duas unidades que se organizam em torno do ensino da argumentação nos volumes destinados ao último ano do EF das seguintes coleções: Linguagem Nova, de Carlos Emílio Faraco e Francisco Marto Moura (1994), e Português: Conexão e Uso, de Dileta Delmanto e Laiz Barbosa de Carvalho (2018). Em nossa análise, identificamos duas continuidades e cinco descontinuidades. As continuidades têm suas origens em encaminhamentos para o ensino de línguas existentes há séculos; já as descontinuidades estão relacionadas a discursos gestados no ambiente acadêmico brasileiro a partir da década 70 do século XX que se tornaram oficiais posteriormente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Alves Pereira, Universidade Estadual da Paraíba/Universidade Federal da Paraíba

Professor de Língua Portuguesa e Linguística no Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Alves Pereira, B. (2021). “NADA DO QUE FOI SERÁ DE NOVO DO JEITO QUE JÁ FOI UM DIA”? – O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS EM FOCO. PROLÍNGUA, 16(2), 61–75. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58819