CRENÇAS DE PROFESSORAS SOBRE ENSINAR LÍNGUA ESTRANGEIRA MEDIADA PELO TELETANDEM
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58820Palavras-chave:
Crenças, Ensino de Língua Estrangeira, TeletandemResumo
O objetivo deste trabalho é identificar e analisar as crenças de professoras de espanhol em formação inicial sobre o processo de ensinar uma língua estrangeira mediada pelo Teletandem. É uma pesquisa qualitativa de base etnográfica (ANDRÉ, 1995; LUDKE; ANDRÉ, 1986), cuja análise está voltada às concepções de ensino apresentadas pelas participantes, professoras de língua espanhola em formação inicial, resgatadas em um questionário inicial, autobiografias, interações de Teletandem realizadas e gravadas pelo Skype, diários de bordo de cada interação e uma entrevista semiestruturada. As nossas discussões estão centradas nas concepções de crenças (BARCELOS, 2001, 2004, 2006), e no contexto colaborativo, autônomo e intercultural de ensino e aprendizagem de línguas, o Teletandem (TELLES, 2009a; BENEDETTI, 2010). A análise dos dados evidencia concepções de ensino de línguas estrangeiras voltadas para o viés tradicional, em que o professor compartilha seus conhecimentos com os alunos, bem como a (re) significação de tal visão ao longo das interações no Teletandem, voltando-se para o ensino como uma troca de conhecimentos, em que aluno e professor aprendem colaborativamente.