CRENÇAS DE PROFESSORAS SOBRE ENSINAR LÍNGUA ESTRANGEIRA MEDIADA PELO TELETANDEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58820

Palavras-chave:

Crenças, Ensino de Língua Estrangeira, Teletandem

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar e analisar as crenças de professoras de espanhol em formação inicial sobre o processo de ensinar uma língua estrangeira mediada pelo Teletandem.  É uma pesquisa qualitativa de base etnográfica (ANDRÉ, 1995; LUDKE; ANDRÉ, 1986), cuja análise está voltada às concepções de ensino apresentadas pelas participantes, professoras de língua espanhola em formação inicial, resgatadas em um questionário inicial, autobiografias, interações de Teletandem realizadas e gravadas pelo Skype, diários de bordo de cada interação e uma entrevista semiestruturada. As nossas discussões estão centradas nas concepções de crenças (BARCELOS, 2001, 2004, 2006), e no contexto colaborativo, autônomo e intercultural de ensino e aprendizagem de línguas, o Teletandem (TELLES, 2009a; BENEDETTI, 2010). A análise dos dados evidencia concepções de ensino de línguas estrangeiras voltadas para o viés tradicional, em que o professor compartilha seus conhecimentos com os alunos, bem como a (re) significação de tal visão ao longo das interações no Teletandem, voltando-se para o ensino como uma troca de conhecimentos, em que aluno e professor aprendem colaborativamente.

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Biografia do Autor

Rickison Cristiano de Araújo Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Contato: rickison_cristiano@hotmail.com

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Educação pela USP. Professor no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Contato: fabiohispanista@gmail.com

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

Silva, R. C. de A., & Fábio Marques de Souza. (2021). CRENÇAS DE PROFESSORAS SOBRE ENSINAR LÍNGUA ESTRANGEIRA MEDIADA PELO TELETANDEM. PROLÍNGUA, 16(2), 76–89. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58820