(RE)PENSANDO A AVALIAÇÃO DE LÍNGUA ESPANHOLA COM USO DE MATRIZ DE DESCRITORES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58821Palavras-chave:
Avaliação. Língua Espanhola. Matriz de descritoresResumo
Este artigo trata sobre a avaliação da Língua Espanhola e a necessidade de (re)pensar novas práticas que possam contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, à luz da perspectiva cognitiva, comunicativa e sociocultural. Apresenta uma proposta de uso de uma matriz composta por descritores, compilados a partir do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QCER) e das certificações oficiais de Espanhol, organizada com base em uma pesquisa documental e qualitativa. Os resultados evidenciam contribuições para a elaboração de instrumentos avaliativos e uma discussão que visa fomentar a criação de novas matrizes, o estabelecimento de níveis comuns de referência e a correspondência entre a escolaridade e os níveis de proficiência do QCER. Entre os desafios, destaca-se a necessidade de novos papéis que visam à autonomia e o protagonismo do estudante no processo avaliativo, o uso de novos espaços formativos e a ampliação dos descritores ilustrativos de proficiência na língua.