ANÁLISE DE RECURSOS VISUAIS DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n2.58835Palavras-chave:
Gramática do Design Visual. Análise de gênero. Ensino de Linguagem.Resumo
Em uma sociedade permeada por múltiplas semioses, ensinar a ler e escrever não se restringe aos aspectos estritamente linguísticos, mas a todo elemento significativo. Dessa forma, é importante levar para contextos de ensino de linguagem gêneros que evidenciem o potencial de significado que essas múltiplas semioses possuem. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo descrever os recursos e significados visuais interativos em um exemplar de anúncio publicitário com vistas a estabelecer relações entre os significados identificados e as características típicas do gênero, refletindo sobre possibilidades para o ensino desse gênero. Para cumprir esse objetivo, são mobilizados conceitos-chave da Gramática do Design Visual, GDV, (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e da sociorretórica (BAZERMAN, 2011), uma teoria de gêneros que enfoca os exemplares produzidos em ambientes profissionais e acadêmicos, algo relevante para este estudo. Os procedimentos de análise de um exemplar de gênero publicitário (painel publicitário/outdoor) configuram-se como análises interpretativas a partir dos recursos interativos disponibilizados pela GDV com base na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Os recursos interativos analisados são o Contato, a Distância social, a Atitude e o Poder. Os resultados apontam para uma valorização do aspecto interativo do gênero, buscando engajamento de um espectador posicionado como cliente e consumidor enquanto o exemplar do gênero é posicionado como um objeto de valor, de qualidade e de importância para o possível consumidor.