MOTIVAÇÕES CONCEPTUAIS DA MORAL CONSERVADORA

UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-COGNITIVA

Autores

Palavras-chave:

Moral Política, Semântica, Cognição, Metáfora Conceptual

Resumo

A metáfora representa um fenômeno inconsciente e essencial para o raciocínio humano. A linguagem metafórica indica a organização dos conceitos. Dessa forma, as metáforas conceptuais permeiam todos os aspectos da vida cotidiana, inclusive estruturando nosso conceito de moralidade. É a partir da metáfora conceptual nação/pátria é família que aplicamos o sistema moral familiar para a moral política. Dessa forma, diferentes sistemas morais de família resultarão em sistemas de moralidade política específicos, definindo orientações políticas progressistas ou conservadoras. Assim, este trabalho tem como objetivo estudar o modelo de moral política presente nas falas de Jair Bolsonaro. Para tanto, este trabalho teve como referencial teórico os estudos de Lakoff e Johnson (1980) e Kovecses (2002) sobre a Teoria da Metáfora Conceptual, bem como Lakoff (2016) em sua teoria sobre a moralidade política. Nossa hipótese é de que as falas de Jair Bolsonaro revelariam o modelo de moral política do pai severo. A partir da análise qualitativa-interpretativa de seis falas registradas entre 2010 e 2020, observamos a presença sistemática das metáforas do Grupo da Força, conjunto prioritário no sistema moral do pai severo, corroborando com a nossa hipótese e situando a moralidade de Jair Bolsonaro dentro do sistema de moralidade do pai severo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jan Edson Rodrigues Leite, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Letras (Inglês/Português), é Bacharel em Direito, e tem Mestrado em Letras/Lingüistica pela Universidade Federal da Paraíba. É doutor em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto de Lingüística e Português do Departamento de Letras da Universidade Federal da Paraíba, atuando na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Lingüística. É orientador de Doutorado, Mestrado e de Iniciação Científica. Coordena projetos de pesquisa na área de Lingüística Cognitiva. É editor da revista Língua, Lingüística e Literatura, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição social, interação social, conceptualização, e construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

2023-02-10

Como Citar

Trojahn Ehle, D., & Rodrigues Leite, J. E. (2023). MOTIVAÇÕES CONCEPTUAIS DA MORAL CONSERVADORA: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-COGNITIVA . PROLÍNGUA, 17(2), 86–102. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/64574