Salve-Se Quem Puder: cortes de recursos e resiliência financeira em uma instituição federal de ensino superior
Resumo
Objetivo: Este estudo aborda a resiliência financeira em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), em meio ao cenário de diminuição e bloqueios nos seus orçamentos. A resiliência financeira manifesta-se através de padrões, o quais são, em livre tradução: Autorregulação, Adaptação restritiva, Adaptação reativa, Fatalismo satisfeito e Sem poder. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar o padrão de resposta de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) em um cenário de choques financeiros. I
Método e abordagem: Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores da universidade.
Principais resultados: A partir das respostas dos gestores e dos documentos analisados, percebeu-se que após os choques financeiros ocorridos, abalando o sistema orçamentário da Universidade, os gestores adotaram medidas para lidar com esses problemas, apresentando o padrão de resiliência enquadrado como reactive adapters. Dentre as medidas adotadas estão o redimensionamento de contratos, a reestruturação do modelo de execução financeira do planejamento orçamentário e a adoção de mecanismos de captação de recursos adicionais com parcerias externas.
Contribuições: As ações resilientes aqui elencadas poderão ser aplicados por outras IFES no sentido de compreender, precaver e superar choques financeiros semelhante aos da IFES objeto deste estudo.
Originalidade e relevância: Com este estudo será possível identificar o padrão de resposta que uma Instituição de Ensino tem em relação aos choques financeiros que esta está submetida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Prosppectus - Perspectivas Qualitativas em Contabilidade e Organizações
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.