Moedas Digitais como Estratégia para a Inteligência de Mercado: um ensaio teórico

Autores

  • Marcelo Carvalho dos Santos UNINTER – Centro Universitário Internacional
  • Edicreia Andrade dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Jonatas Dutra Sallaberry Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0001-7492-727X
  • Alexandre Francisco de Andrade UNINTER - Centro Universitário Internacional

Resumo

Objetivo: O artigo discute um novo meio de transação financeira ainda pouco empregado por grande parte da população, inclusive dos profissionais contábeis, mesmo após 10 anos de sua criação. A pesquisa teve como objetivo discutir sobre a inteligência do uso de criptomoedas nos negócios, na presente “Era das Moedas Digitais”, sob a perspectiva de ser uma vantagem competitiva, aproveitando as oportunidades e suas potencialidades, que tem causado uma revolução no mercado e significativos desafios aos profissionais e sistemas contábeis.

Método: Foi realizado um ensaio teórico considerando publicações científicas e profissionais, em âmbitos nacional e internacional, e apresentando discussão sobre os principais pontos de usabilidade e aplicação das criptomoedas como estratégia de vantagem competitiva.

Principais Resultados: A pesquisa evidencia a evolução crescente da moeda digital – criptomoedas -, que superou paradigmas e tem se consolidado à medida que os órgãos de controle passam a normatizá-la. Sua aplicação também se demonstra crescente como meio de troca e reserva de valor, com relevante impacto no quantitativo de transações e na sua valorização. A partir da argumentação discutida, evidenciou-se que a adoção das criptomoedas nos negócios pode representar uma significativa vantagem competitiva. Num mundo cada vez mais digital e dependente de meios eletrônicos, a moeda digital vai ganhando seu espaço.

Contribuições e Relevância: este ensaio revelou o processo de criação das criptomoedas, seu funcionamento e utilidade, que pode facilitar a aceitabilidade dessa tecnologia pelos usuários. Também demonstra que as criptomoedas apresentam desafios significativos para os iniciantes nesses mecanismos, mas para estes implica em grande potencial estratégico num mercado cada vez mais tecnológico.

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Biografia do Autor

Marcelo Carvalho dos Santos, UNINTER – Centro Universitário Internacional

Especialista em Controladoria e Finanças

 

Edicreia Andrade dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Contabilidade

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

 

Jonatas Dutra Sallaberry, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Contabilidade. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN. Especialista em Auditoria Governamental. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Perito Contábil do Ministério Público Federal, além de professor de graduação e pós-graduação.   

Alexandre Francisco de Andrade, UNINTER - Centro Universitário Internacional

Mestre em Engenharia da Produção

UNINTER - Centro Universitário Internacional

 

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Santos, M. C. dos, Santos, E. A. dos, Sallaberry, J. D., & Andrade, A. F. de. (2021). Moedas Digitais como Estratégia para a Inteligência de Mercado: um ensaio teórico. Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 1(2), 130–151. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prosp/article/view/60833

Edição

Seção

Ensaio Teórico

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