A Influência Histórica sobre o Paradigma das Pesquisas Contábeis: reflexões e propostas para além da abordagem dominante

Autores

  • Eduardo Codevilla Soares Ufrr
  • Vagner de Oliveira Magrini UFU
  • Nilton Cesar Lima UFU

Resumo

Objetivo: Abordagens contábeis que buscam entendimentos sobre como a compreensão da realidade é influenciada pelos atores vem emergindo nos estudos contábeis. As reflexões críticas e a ampliação de compreensões sobre questões onto-espitêmicas se tornaram inerentes a estas perspectivas. Neste contexto o objetivo deste estudo é identificar quais são as influências históricas sobre o mainstream da pesquisa contábil e as novas perspectivas de estudo com abordagem crítica.

Abordagem: Este estudo é um ensaio teórico, critico, argumentativo, discursivo e reflexivo sobre a influência de eventos históricos sobre o mainstream da pesquisa contábil e sobre a necessidade da inserção de novas perspectivas críticas em pesquisas dessa área de conhecimento. É um convite a pensar sobre a contabilidade. Trata-se de uma argumentação reflexiva sobre a perspectiva crítica contábil, a qual explora pontos de vista diversos sobre o tema, em especial vinculados ao seu surgimento (o que está sendo criticado) e seus desdobramentos.

Contribuições e originalidade: O estudo evidencia que formas plurais de promover os conhecimentos contábeis não só são possíveis como necessárias no século XXI. O estudo evidencia que formas plurais de promover os conhecimentos contábeis não só são possíveis como necessárias no século XXI. Tal perspectiva é necessária e inovadora na medida em que o estudo em voga emprega abordagens que rompem o pensamento monoparadigmático contábil vigente dos norteadores teóricos da área e que vem ganhando espaço nos enfoques aplicadas à área.

Resultados: Como resultado expõe-se que o debate onto-epistemológico franco e aberto é capaz de conduzir os cientistas contábeis de uma situação de passividade analítica sobre as mazelas da sociedade para uma posição ativa, promotora de soluções organizacionais de impacto social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Codevilla Soares, E., Magrini, V. de O., & Lima, N. C. (2022). A Influência Histórica sobre o Paradigma das Pesquisas Contábeis: reflexões e propostas para além da abordagem dominante . Prosppectus - Perspectivas Qualitativas Em Contabilidade E Organizações, 2(2), 103–131. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prosp/article/view/64452

Edição

Seção

Ensaio Teórico