EVIDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DO ENVELHECIMENTO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Odinelia Batista Arantes LIMA Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Emilia Limeira LOPES Universidade Federal da Paraíba
  • Amanda Maritsa de Magalhães OLIVEIRA Universidade Federal da Paraíba
  • Vanessa Costa MELO Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Objetivo: O estudo teve por objetivo delinear a caracterização de publicações científicas que abordam a temática envelhecimento, disseminadas em periódicos on-line do campo da Saúde; analisar a contribuição de estudos que contemplam a temática envelhecimento, disseminados em periódicos on-line do referido campo. Material e Metódos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para identificação dos estudos realizou-se uma busca on-line na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Foram formulados critérios de inclusão, de modo a orientar a busca: apresentar contextualização referente ao envelhecimento; estar disponibilizado na íntegra, nos idiomas português, inglês ou espanhol; publicado no período entre 2002 e 2012; na modalidade artigo científico. De 586 publicações, 40 constituíram a amostra do estudo. Resultados: O estudo permitiu a construção de seis Categorias: aspectos acerca do envelhecimento; o idoso ante o processo de envelhecimento; envelhecimento com dependência; envelhecimento e gênero; atividade física e envelhecimento; doenças associadas com o envelhecimento. Conclusão: Constatou-se que os estudos publicados pelos pesquisadores da área da Saúde permitiram compreender as situações que envolvem o envelhecimento, desde os aspectos inerentes ao processo de envelhecimento até as questões de promoção da saúde para um envelhecimento saudável. DESCRITORES Envelhecimento. Saúde. Idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odinelia Batista Arantes LIMA, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira.Graduada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.

Maria Emilia Limeira LOPES, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira.Doutora em Educação. Docente do Curso de Graduação e de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.

Amanda Maritsa de Magalhães OLIVEIRA, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira.Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.

Vanessa Costa MELO, Universidade Federal da Paraíba

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba(UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-09-18

Como Citar

LIMA, O. B. A., LOPES, M. E. L., OLIVEIRA, A. M. de M., & MELO, V. C. (2013). EVIDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DO ENVELHECIMENTO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 17(2), 203–208. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/16400

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)