PET-SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE: DISPOSITIVOS POTENTES NA PROBLEMATIZAÇÃO DO ACOLHIMENTO NA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Juliana SAMPAIO Doutora em Saúde Pública, Professora do Departamento de Promoção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB)
  • Kathya Suenia Diniz SANTOS graduanda em Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).
  • Pollyanna Oliveira Formiga de CARVALHO Pollyanna Oliveira Formiga de Carvalho (CARVALHO, P. O. F.), Educadora Física, Especialista em Gerontologia e Gestão do Cuidado com Ênfase em Apoio Matricial, Assessora Especial FUNAD (João Pessoa/PB), Voluntária do PET - EP
  • Nathália Franca Falcão Dantas BRONZEADO Nutricionista, Especialista em Gestão do Cuidado com Ênfase em Apoio Matricial, Apoio Matricial/NASF (João Pessoa/PB)
  • Rosane Ângelo OLIVEIRA

Resumo

Introdução: A Política Nacional de Humanização (PNH) trás o acolhimento, como diretriz, na perspectiva de promover maior vínculo e resolutividade às demandas de saúde. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva relatar as experiências desenvolvidas pelo grupo PET-Saúde, eixo de Educação Permanente (PET-EP) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que através da Educação Permanente, trabalhou a humanização e acolhimento junto à equipe de Saúde Integrada de Cruz das Armas no Município de João Pessoa-PB. Relato de Experiência: O grupo PET-EP esteve presente na unidade integrada, observando o cotidiano do serviço e acompanhando suas atividades, durante quatro horas semanais, no período de agosto de 2012 a janeiro de 2014. Ao longo do período foram realizadas diversas ações junto à equipe de saúde, no sentido de trabalhar o acolhimento realizado pela equipe e sua satisfação com seu processo de trabalho. Todas as vivências foram registradas em diários de campo para posterior norteamento de discussões no grupo. Discussão e Resultados: A partir das atividades realizadas, é possível perceber que a equipe de saúde se mostra ansiosa por melhores resultados na assistência, porém existe a dificuldade de se discutir o processo de trabalho, de repassar informações e de se executar mudanças de prática. Conclusão: A inserção do PET-EP no processo de trabalho da equipe tem funcionado como dispositivo para a reflexão e engajamento dos profissionais. DESCRITORES Acolhimento. Atenção Básica. Educação Permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana SAMPAIO, Doutora em Saúde Pública, Professora do Departamento de Promoção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). Atualmente é professora adjunto3 da Universidade Federal da Paraíba, membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Paraíba e membro da Rede ABRAPSO Paraíba. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e da Saúde, atuando principalmente com os seguintes temas: atenção básica, gestão do cuidado, políticas públicas, direitos sexuais e reprodutivos e gênero.

Kathya Suenia Diniz SANTOS, graduanda em Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).

Tem experiência em pesquisa, ensino e extensão, vinculadas a Universidade Federal da Paraíba, Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde - João Pessoa. Atualmente trabalha na perspectiva da saúde pública, gestão, educação permanente e visando a reformulação dos componentes curriculares nacionais nos cursos de saúde. Busca aperfeiçoamento na carreira acadêmica.

Pollyanna Oliveira Formiga de CARVALHO, Pollyanna Oliveira Formiga de Carvalho (CARVALHO, P. O. F.), Educadora Física, Especialista em Gerontologia e Gestão do Cuidado com Ênfase em Apoio Matricial, Assessora Especial FUNAD (João Pessoa/PB), Voluntária do PET - EP

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (2009), com especialização em Gerontologia (2010) e em Gestão do Cuidado (com Ênfase em Apoio Matricial (em andamento). Atuando como Professora de Educação Física no NASF( Núcleo de Apoio a Saúde da família) e como Personal Trainer. Com experiência na área de educação física escolar, não- escolar e desportos, gerontologia e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Infantil, Natação, Academias e Saúde Pública.

Nathália Franca Falcão Dantas BRONZEADO, Nutricionista, Especialista em Gestão do Cuidado com Ênfase em Apoio Matricial, Apoio Matricial/NASF (João Pessoa/PB)

Nutricionista, Especialista em Gestão do Cuidado com Ênfase em Apoio Matricial, Apoio Matricial/NASF (João Pessoa/PB)

Downloads

Publicado

2014-11-04

Como Citar

SAMPAIO, J., SANTOS, K. S. D., CARVALHO, P. O. F. de, BRONZEADO, N. F. F. D., & OLIVEIRA, R. Ângelo. (2014). PET-SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE: DISPOSITIVOS POTENTES NA PROBLEMATIZAÇÃO DO ACOLHIMENTO NA SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 49–54. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/20941

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)