ANÁLISE DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS PRESENTES NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE DA UFMG
Resumo
Objetivo: Nesse artigo buscou-se responder com quais teorias e métodos pedagógicos vêm sendo construído o curso de Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais. Material e métodos: Como percurso metodológico utilizou-se a abordagem qualitativa pelo método da pesquisa documental, cujo suporte foi o Projeto Pedagógico do referido Curso. A busca de respostas foi feita à luz das tendências pedagógicas descritas na literatura. Resultados: Percebeu-se a constituição pedagógica tripla de ordem teórica: construtivista (explicitamente) e de competências (implicitamente); sociointeracionismo e libertadora. A interdisciplinaridade é evidenciada pelo trabalho conjunto entre ciências sociais aplicadas e temas da saúde, com ênfase para a área da Saúde Coletiva. Por fim, discute-se que o desvelamento da teoria ou sua desnaturalização se constituem como ponto principal no entendimento das intencionalidades existentes e praticadas no cotidiano, como foi tentado com o Projeto Político Pedagógico (PPP). Conclusão: Compreende-se que toda teoria é baseada em uma prática que, sendo teorizada, influencia outras práticas. No PPP não é diferente: considerado um guia para a formação profissional de trabalhadores e trabalhadoras, suas teorias devem convergir para a transformação social. DESCRITORES Educação. Saúde Coletiva. Universidades. Recursos Humanos. Administração de Serviços de SaúdeDownloads
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Publicado
2016-04-07
Como Citar
FARIA, M. A. de, & SILVA, A. de J. da. (2016). ANÁLISE DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS PRESENTES NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE DA UFMG. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 20(1), 43–50. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/27654
Edição
Seção
Pesquisa