VISITA À UNIDADE DE SAÚDE POR ESCOLARES: ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA ADESÃO AO PROGRAMA DE PLANEJAMENTO REPRODUTIVO
Resumo
Introdução: A frequência do adolescente nos serviços de saúde no Brasil ainda é pequena, sendo necessária a implantação de serviços atrativos e passíveis de reconhecimento por esses adolescentes como pontos importantes de apoio. Objetivo: Promover o vínculo e a adesão de adolescentes escolares aos serviços oferecidos na unidade básica de saúde, em especial, ao programa de planejamento reprodutivo. Método: Estudo do tipo descritivo, de intervenção educativa, realizado nos meses de agosto a outubro de 2009, com 80 estudantes matriculados no oitavo e nono anos de uma escola de ensino fundamental localizada na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família do Mal Cozinhado, no município de Horizonte – Ceará. Dentre as estratégias adotadas, destacou-se a visita educativa à unidade básica de saúde. Foram realizadas duas visitas, cada uma com 40 alunos. Resultados: Cada visita teve a duração de uma hora, oportunizando aos alunos o conhecimento das dependências da unidade de saúde, materiais e equipamentos utilizados nas consultas de planejamento reprodutivo. Considerações finais: a realização de visitas educativas articuladas entre a escola e a unidade de saúde mostrou-se eficaz no aumento da procura pelos adolescentes ao serviço de saúde da localidade estudada e consequente adesão dos mesmos às propostas de promoção à saúde implementadas no programa de planejamento reprodutivo. DESCRITORES: Promoção da Saúde. Educação em Saúde. Comunicação em Saúde. Adolescente. Serviços de Saúde para Adolescentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-12
Como Citar
Melo, M. A. N. de, Cândido, J. A. B., & Moreira, M. R. C. (2011). VISITA À UNIDADE DE SAÚDE POR ESCOLARES: ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA ADESÃO AO PROGRAMA DE PLANEJAMENTO REPRODUTIVO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 16(1), 93–98. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/10591
Edição
Seção
Ensino