Desenvolvimento da Tilápia Vermelha Masculinizada e não Masculinizada, Cultivada em Ambiente Estuarino
Resumo
O dimorfismo sexual do gênero Oreochromis é bastante conhecido, sendo que os machos apresentam maior desempenho no crescimento em relação às fêmeas. A alta capacidade de reprodução devido a sua maturação sexual precoce, tornou-se um problema no cultivo de tilápias em água doce. A diferença no crescimento entre tilápias não está relacionada diretamente com a reprodução mas também com outros fatores como heterogeneidade dentro de uma mesma corte e idade do peixe, além disso, a fecundidade é afetada sob condições de alta salinidade. Este estudo mostra o desenvolvimento da tilápia vermelha Oreochromis spp. masculinizada e não masculinizada cultivada em ambientes estuarinos. Os resultados mostraram que este peixe pode ser bem adaptado às condições de cultivo em ambientes estuarinos. Com relação aos parâmetros de crescimento entre peixes masculinizados e não masculinizados, o ganho de peso total não foi afetado significativamente quando estes foram alimentados com ração contendo 28% de proteína bruta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).