Cultivo do Caranguejo Terrestre Cardisoma guanhumi (Latreille, 1825) do Ovo ao Estágio Juvenil
Resumo
Neste trabalho foi observado a reprodução do guaiamum, Cardisoma guanhumi, em laboratório durante os anos de 1999 e 2000. Indivíduos machos e fêmeas foram coletados no manguezal do Rio Ceará (Caucaia-CE) em setembro dos referidos anos. Fêmeas tornaram-se ovígeras durante o período de novembro a fevereiro. Fêmeas ovadas foram transferidas individualmente para aquários de 100L, permanecendo até o momento da desova. Larvas foram cultivadas em aquários de l0L e em tanques 250L. Experimentos sobre a sobrevivência em salinidades de 10 a15%o e 20 a 25%o foram realizados em aquários de 10L. O número total de ovos em três fêmeas foi em média 250.000. Melhor sobrevivência com larvas metamorfoseando para megalopa foram nas salinidades de 20%o e 25%o. Sucesso foi alcançado no completo desenvolvimento do ovo ao 1º. juvenil. O comportamento e crescimento de juvenis foram acompanhados ate o 10º. juvenil, atingindo o comprimento da carapaça de 10,5 mm em 7 a 8 meses de cultivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).