O olhar da Igreja Católica sobre os direitos humanos na África

Um estudo sobre a atuação da Santa Sé na revisão periódica universal da ONU

Autores

  • Maria Eduarda Luchetta Pais Universidade de Ribeirão Preto –UNAERP
  • Sandra Rita Molina Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)
  • Danilo Garnica Simini Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2022v10n19.62651

Resumo

O presente trabalho analisa o posicionamento da Igreja Católica Apostólica Romana, através da diplomacia do Vaticano, no que concerne à questão dos Direitos Humanos na África junto à Revisão Periódica Universal realizada pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, especialmente, a fim de verificar se a troca de Chefe de Estado também alterou o posicionamento da entidade em relação ao tema. Para tanto, foram utilizadas, como fontes primárias, as recomendações feitas pelo Vaticano aos países africanos entre os anos de 2008 e 2021. A escolha do tema se justifica pelo desejo em estudar mais profundamente a diplomacia do Vaticano, que é um ator internacional pouco comentado, e mostrar sua relevância para os Direitos Humanos à luz de um mecanismo da ONU, também pouco conhecido. Dada a importância da Igreja no continente africano, o recorte está pautado nas recomendações da Santa Sé para a África e uma contextualização dos temas. Foram utilizados documentos oficiais do Vaticano e da Organização das Nações Unidas e bibliografia de autores que estudam a Santa Sé e a África. Assim, concluiu-se que a diplomacia do Estado do Vaticano está atenta às questões de Direitos Humanos, o que é justificado pela sua participação na Revisão Periódica Universal e sua grande quantidade de recomendações para o continente africano, bem como concluiu-se que a troca de Chefes de Estado não alterou significativamente o posicionamento da Santa Sé quanto ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Luchetta Pais, Universidade de Ribeirão Preto –UNAERP

Bacharel em Relações Internacionais (UNAERP)

Sandra Rita Molina, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Possui graduação em História no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestrado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (Usp). Avaliadora do Ministério da Educação (2007-2010), colaboradora do Banco Nacional de Itens - Inep (2010-2012). Docente titular da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Pesquisadora e conselheira do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC). Atuou como pesquisadora da Rede de Cooperação Identidades Culturais entre 2010 e 2013. É coordenadora do grupo de pesquisa "Memórias, Identidades e Políticas Públicas", certificado pelo CNPQ. Também é colaboradora do CITCEM-Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Universidade do Porto.

Danilo Garnica Simini, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Doutor em Ciências Humanas e Sociais  (UFABC), Doutor em Direito Internacional (USP), Mestre em Direito (UNESP) e docente nos cursos de Relações Internacionais e Ciências Contábeis na UNAERP.

Downloads

Publicado

02.02.2023

Como Citar

Luchetta Pais, M. E. ., Rita Molina, S., & Simini, D. G. (2023). O olhar da Igreja Católica sobre os direitos humanos na África : Um estudo sobre a atuação da Santa Sé na revisão periódica universal da ONU. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 10(19), 27–54. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2022v10n19.62651

Edição

Seção

Artigos