O olhar da Igreja Católica sobre os direitos humanos na África

Um estudo sobre a atuação da Santa Sé na revisão periódica universal da ONU

Autores/as

  • Maria Eduarda Luchetta Pais Universidade de Ribeirão Preto –UNAERP
  • Sandra Rita Molina Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)
  • Danilo Garnica Simini Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2022v10n19.62651

Resumen

O presente trabalho analisa o posicionamento da Igreja Católica Apostólica Romana, através da diplomacia do Vaticano, no que concerne à questão dos Direitos Humanos na África junto à Revisão Periódica Universal realizada pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, especialmente, a fim de verificar se a troca de Chefe de Estado também alterou o posicionamento da entidade em relação ao tema. Para tanto, foram utilizadas, como fontes primárias, as recomendações feitas pelo Vaticano aos países africanos entre os anos de 2008 e 2021. A escolha do tema se justifica pelo desejo em estudar mais profundamente a diplomacia do Vaticano, que é um ator internacional pouco comentado, e mostrar sua relevância para os Direitos Humanos à luz de um mecanismo da ONU, também pouco conhecido. Dada a importância da Igreja no continente africano, o recorte está pautado nas recomendações da Santa Sé para a África e uma contextualização dos temas. Foram utilizados documentos oficiais do Vaticano e da Organização das Nações Unidas e bibliografia de autores que estudam a Santa Sé e a África. Assim, concluiu-se que a diplomacia do Estado do Vaticano está atenta às questões de Direitos Humanos, o que é justificado pela sua participação na Revisão Periódica Universal e sua grande quantidade de recomendações para o continente africano, bem como concluiu-se que a troca de Chefes de Estado não alterou significativamente o posicionamento da Santa Sé quanto ao tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Eduarda Luchetta Pais, Universidade de Ribeirão Preto –UNAERP

Bacharel em Relações Internacionais (UNAERP)

Sandra Rita Molina, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Possui graduação em História no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestrado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (Usp). Avaliadora do Ministério da Educação (2007-2010), colaboradora do Banco Nacional de Itens - Inep (2010-2012). Docente titular da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Pesquisadora e conselheira do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC). Atuou como pesquisadora da Rede de Cooperação Identidades Culturais entre 2010 e 2013. É coordenadora do grupo de pesquisa "Memórias, Identidades e Políticas Públicas", certificado pelo CNPQ. Também é colaboradora do CITCEM-Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Universidade do Porto.

Danilo Garnica Simini, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Doutor em Ciências Humanas e Sociais  (UFABC), Doutor em Direito Internacional (USP), Mestre em Direito (UNESP) e docente nos cursos de Relações Internacionais e Ciências Contábeis na UNAERP.

Publicado

2023-02-02

Cómo citar

Luchetta Pais, M. E. ., Rita Molina, S., & Simini, D. G. (2023). O olhar da Igreja Católica sobre os direitos humanos na África : Um estudo sobre a atuação da Santa Sé na revisão periódica universal da ONU. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 10(19), 27–54. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2022v10n19.62651

Número

Sección

Artigos