A "nova" política externa brasileira virou “instagramer”
Análise do Instagram oficial do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e seu público
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2020v8n15.55570Resumen
Diante da chamada nova política externa proposta por Ernesto Araújo, segundo Miriam Saraiva (2019) postula, pretende-se analisar qualitativamente o canal oficial do ministério das relações exteriores na plataforma do Instagram “@itamaratygovbr”, no início do mandato do governo de Bolsonaro, e fazer um diagnóstico de como o conteúdo das postagens é reverberado quantitativamente entre o público, para tentar aferir uma possível aproximação do Itamaraty aos cidadãos conforme a nova agenda. Para tanto é utilizado o método proposto por Laurence Bardin, através de um levantamento de dados do tipo qualitativo; passando-se por categorização-indexação das publicações articuladas em temas principais e em subtemas adjacentes. Em seguida, há uma discussão detalhada dos resultados obtidos. A análise permite concluir tal como Blumler e Kavanagh (1999) incitam, que a rede social contribuiu como ferramenta de informações oficiais, no tocante às ações de repatriamento realizadas pelo ministério durante a pandemia da Covid-19, tema este o mais recorrente e obtendo o maior número de comentários. Outro tema notável é a crise na Venezuela. Já especificamente sobre o engajamento com o público é possível constatar que assuntos ministeriais, como a posse de Bolsonaro e do ministro, provocaram grande comoção entre os usuários.
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