Alinhamento automático com os Estados Unidos na política externa brasileira e seus desdobramentos:
Uma análise comparativa entre os governos Dutra (1946-1951), Castello Branco (1964-1967) e Bolsonaro (2019-2022)
Resumo
No decorrer da trajetória da política externa brasileira, observa-se que em determinados períodos foram promovidos esforços para um alinhamento incondicional com os Estados Unidos. Esse fenômeno esteve presente durante os governos de Eurico Gaspar Dutra, de Humberto de Alencar Castello Branco e de Jair Messias Bolsonaro. O presente artigo tem como objetivo apresentar as perspectivas gerais da política doméstica implementada por Dutra, Castello Branco e Bolsonaro, bem como, analisar as ações promovidas pelos três governos, no que diz respeito ao relacionamento do Brasil com os Estados Unidos. Para a realização do estudo foi utilizada coleta de dados documentais e revisão bibliográfica, como também, análise comparativa a fim de observar as semelhanças e diferenças das medidas empregadas pelos três presidentes. A partir das análises entre os governantes, observa-se que seus discursos e práticas foram similares, na medida em que presenciaram um momento de polarização da sociedade brasileira, e como efeito, buscaram a aceitação popular por meio da reorientação dos rumos da política. Esse cenário se reflete na política externa, com o direcionamento de relações para os Estados Unidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).