Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O texto foi escrito por (ou em coautoria com) um/a Mestre (para o caso de artigos, artigos, ensaios e resenhas).
  • O arquivo principal da submissão está em formato Microsoft Office Word (.doc), SEM identificação.
  • O seguinte documento obrigatório será anexado como arquivo suplementar: ficha de autoria dos autores (para todos os gêneros).
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • Os textos devem seguir rigorosamente a folha de estilos, utilizando a fonte Calibri Light, tamanho 12. Devem ser utilizadas as normas vigentes da ABNT para citações e referências.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas da revista para apresentação dos manuscritos

 

  1. A Revista InterCulturas aceita trabalhos de professores e pesquisadores pós-graduados (stricto sensu) com, no mínimo, a titulação de Mestre. Estudantes de Graduação e do Mestrado também podem ter os seus trabalhos acolhidos, desde que seja em coautoria com Mestres e/ou Doutores e/ou Doutorandos.
  2. Em cada volume só é permitida uma (1) submissão por autoria (como autor ou coautor). Tendo um texto publicado, o devido autor ou coautor só poderá publicar novamente, respeitando o interstício de dois (2) números.
  3. Cada trabalho submetido à revista não pode contar com mais de quatro autores, devendo todos terem efetivamente contribuído para a escrita do texto apresentado e apresentando os dados na ficha de autoria, documento obrigatório no ato de submissão. Além disso, devem ser fornecidos, no ato de submissão, nome completo, ORCID, o endereço do CV Lattes (se for brasileiro), filiação institucional, mini currículo e e-mail de todos os autores. Por questões de ética e princípios a ordem de autoria deve ser pelo valor da contribuição da obra em que quem mais contribuiu com a pesquisa e escrita deve aparecer primeiro e assim sucessivamente, independente da titulação dos coautores ou da ordem alfabética de seus nomes. Correções de redação ou de formatação não dá direito a reivindicar coautoria, no máximo colaboração que pode ser mencionada em “agradecimentos”, no final do texto, cabendo essa menção (ou não) aos autores. Igualmente quem apenas orientou um trabalho, sem ter contribuído efetivamente com texto e pesquisa não é coautor. Igualmente pesquisa única não deve ser “picotada” para render mais publicações. (Ver demais orientações/sugestões em Satur, Dias e Silva, 2020, disponível em https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/8889).
  4. A Revista InterCulturas aceita para publicação, mediante aprovação na revisão por pares (às cegas), artigos inéditos, traduções (com autorização da autoria), resenhas, entrevistas conforme temáticas definidas seguintes áreas do conhecimento: Mediações Interculturais, Negociações Internacionais, Línguas Estrangeiras Aplicadas (português, inglês, francês, espanhol e alemão), Interculturalidade, Internacionalização, Comércio Exterior e áreas afins. Todos os manuscritos devem estar formatados segundo o padrão da folha de estilos da revista, além de estarem inseridos no escopo da chamada para trabalhos publicada na seção Notícias.
  5. A Revista InterCulturas aceita trabalhos em português, inglês, francês, espanhol e alemão, respeitados os padrões ortográficos vigentes em cada caso. Os textos devem estar acompanhados de resumo (150 a 250 palavras) e palavras-chave (três a cinco) na língua do texto, de abstract e keywords em inglês e, também, de mais um resumo e palavras-chave em outra língua estrangeira podendo os autores escolherem preferencialmente entre o francês, espanhol e alemão, não estando vetado também demais línguas. No caso de textos em língua estrangeira, estes devem estar acompanhados de resumo e palavras-chave também em português (obrigatoriamente) e, ainda, de outra língua estrangeira de sua escolha.
  • 1º Os textos submetidos não podem apresentar identificação de autoria no arquivo submetido, ficando esta identificação exclusivamente na ficha de autoria.
  • 2º Os autores devem informar na ficha de autoria, quando o manuscrito se tratar de um recorte de dissertação ou tese, ou se estiver vinculado a outros projetos, se obteve auxílio para sua realização. No caso de síntese ou partes de dissertações ou teses, é obrigatório indicar o título dessas produções, a instituição onde foi defendida essa pesquisa e a data de defesa. Essa identificação não pode aparecer no arquivo do texto submetido, para garantir que a avaliação seja realizada às cegas, ficando unicamente na ficha de autoria.
  • 3º Quando se tratar de síntese ou parte de dissertações ou teses, é preciso assegurar-se de que o aproveitamento integral de dados não ultrapasse a porcentagem de 15%. Caso esse aproveitamento seja feito acima dessa porcentagem, a revista não encaminhará o manuscrito para avaliação. Utilizamos os softwares Copyspider e/ou Plagius para fazer essa verificação.
  • 4º É proibida a tradução de textos publicados na Revista InterCulturas para outro idioma sem a autorização prévia e por escrito dos editores. Em caso de autorização, a fonte da primeira publicação obrigatoriamente deve ser citada.
  • 5º Ao enviar o material para publicação, os autores estão concordando com as diretrizes editoriais da Revista InterCulturas, com a sua política de direitos autorais e, além disso, assumindo que o texto foi devidamente revisado pelos autores.
  • 6º Dois membros da Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro membro do Conselho Editorial. Não cabe recurso a decisão quando esta é por rejeitar.
  • 7º Depois da análise, os trabalhos serão devolvidos aos autores, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, em seguida, enviarem eletronicamente à Revista o texto devidamente corrigido, conforme a data previamente estabelecida.
  • 8º Manuscritos sobre pesquisas envolvendo seres humanos devem ser submetidos acompanhados do parecer de aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Sob nenhuma circunstância serão publicados manuscritos que não respeitem essa condição.
  • 9º Logo após a submissão, antes ou durante a fase de avaliação, todo manuscrito é avaliado contra plágios, inclusive autoplágios, seja de forma manual ou automática.

 

  1. Os manuscritos só podem ser enviados através do site da revista. O autor deve cadastrar-se primeiro. Os textos submetidos devem conter, no máximo, 20 (vinte) páginas e no mínimo 8, incluindo bibliografia. As notas devem figurar necessariamente no rodapé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.
  2. Os textos devem seguir rigorosamente a folha de estilos[2], utilizando a fonte Calibri Light, tamanho 12. Citações diretas com mais de 3 linhas devem estar em tamanho 11, recebendo recuo de 4 cm, apresentando referência entre parênteses, indicando sobrenome do autor, ano e página. Devem ser utilizadas as normas vigentes da ABNT para referências.
  3. Os organizadores de um número devem redigir a apresentação da publicação e, também, podem publicar até 1 manuscrito (cada) de sua autoria, no número organizado.
  4. A palavra 'Referências' deve aparecer sem adentramento, em negrito, apenas a inicial maiúscula (não incluir o termo “bibliográficas”). Abaixo dela, as referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, alinhamento justificado, com espaçamento simples, separadas entre si por uma linha simples vazia. A RICS adota o uso do normativo da ABNT NBR 10520:2023 para referências e citações. Clique aqui e acesse.

    Não é utilizado o negrito para grifo de títulos de livros, capítulos, nomes de revistas etc. Ao invés disso, usa-se itálico.

  5. Para evitar endogenia, a Revista InterCulturas não aceita uma porcentagem maior que 20% dos trabalhos de cada número, de autores que sejam provenientes da Universidade Federal da Paraíba. Caso esse patamar seja atingido, consideram-se os primeiros trabalhos recebidos que foram aprovados.
  6. Os manuscritos não podem estar sob avaliação de outro periódico ou publicação, preservando, pois, a sua originalidade.
  7. Em caso de texto ou excerto traduzido por outra pessoa, é preciso dar crédito ao tradutor. O mesmo se aplica ao papel do revisor, se houver.

Interculturalidade, línguas estrangeiras e o mundo do trabalho

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.