Sobre a Revista

A Revista InterCulturas (RICS) é um periódico acadêmico semestral, criado e dirigido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Mediações Interculturais, Negociações e Negociadores Internacionais no Mundo (MINNI Mundo - UFPB/CNPq), do Departamento de Mediações Interculturais (DMI), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

FOCO E ESCOPO

A RICS aceita artigos, ensaios, resenhas, traduções, entrevistas e produções artísticas que estejam atrelados às seguintes áreas do conhecimento: Mediações Interculturais, Negociações Internacionais, Línguas Estrangeiras Aplicadas (português, inglês, francês, espanhol e alemão), Interculturalidade, Internacionalização, Comércio Exterior e áreas afins, dando espaço às produções intelectuais de acadêmicos de todo o país e do exterior, vinculadas à área das Ciências das Linguagens e às suas múltiplas manifestações, bem como a intercultura e intercâmbio, a internacionalização e os negócios internacionais e suas aplicações.

A RICS recebe contribuições em fluxo contínuo, exceto para dossiês temáticos. Nesses casos, haverá data limite para envio das submissões, trabalhando com livre acesso e não havendo nenhum custo financeiro para colaboradores publicarem seus textos.
A RICS aceita artigos, ensaios e resenhas, poemas, traduções, entrevistas de áreas do conhecimento além de ceder espaço à produção intelectual de acadêmicos de todo o país e do exterior, dede que estejam filiadas à área das Ciências das Linguagens e às suas múltiplas manifestações, bem como a intercultura e intercâmbio, a internacionalização e os negócios internacionais e suas aplicações.

Este periódico tem por objetivos:

1. Ceder espaço para a divulgação de pesquisas e outros trabalhos produzidos por estudantes de graduação, pós graduação e pesquisadores iniciantes e seniores, desde que ao menos tenha um mestre ou doutorando, de preferência com um doutor, como autor ou coautor.

2. Promover a (inter)disciplina entre as áreas do conhecimento: Mediações Interculturais, Negociações Internacionais, Línguas Estrangeiras Aplicadas (português, inglês, francês, espanhol e alemão), Interculturalidade, Internacionalização, Comércio Exterior e áreas afins, dando espaço às produções intelectuais de acadêmicos de todo o país e do exterior, vinculadas à área das Ciências das Linguagens e às suas múltiplas manifestações, bem como a intercultura e intercâmbio, a internacionalização e os negócios internacionais e suas aplicações.

A Revista InterCulturas aceita trabalhos de estudantes de Graduação e de Mestrado (desde que seja em coautoria com Mestres e/ou Doutores e/ou Doutorandos) e de pós-graduação strictu sensu (com titulação mínima de Mestre), vinculados às áreas de conhecimento acima especificadas, desde que estejam filiados à área das Ciências das Linguagens e suas múltiplas manifestações, bem como a intercultura e intercâmbio, a internacionalização e os negócios internacionais e suas aplicações.

A Revista InterCulturas elabora dossiês temáticos, que se encaixem na temática proposta, acolhendo, também, artigos de temas livres, desde que estejam de acordo com o seu foco e escopo.

A Revista InterCulturas acolhe trabalhos escritos em português, inglês, francês, espanhol e alemão, recebendo, cada uma dessas publicações, um DOI (Digital Object Identifier -Identificador de Objeto Digital), que é um padrão de números e letras que identificam publicações em ambiente virtual, dando ao objeto singularidade e permanência reconhecida na web. A RICS gera DOIs a partir do repositório gratuito Zenodo.

Como dito acima, os artigos e ensaios submetidos por estudantes de graduação e do mestrado devem ter a coautoria de no mínimo um pesquisador/professor Mestre e/ou Doutor e/ou Doutorando. Para os estudantes de Mestrado, a coautoria com Mestres e/ou Doutores e/ou Doutorandos também é necessária. As resenhas, entrevistas e produções artísticas não têm obrigatoriedade de coautoria. Serão aceitas apenas as resenhas relativas a textos que tenham sido publicados até nos últimos 2 (dois) anos, anteriores à data de submissão da resenha.
Deve-se respeitar o limite de três autores.

Os trabalhos devem ser estruturados e formatados conforme as diretrizes editoriais e, para tanto, deve-se consultar as Normas de publicação. A revista tem política de rastreamento de plágio, utilizando o CopySpider ou o Plagius como software rastreador. Não serão aceitos trabalhos que o rastreador apontar suspeita de plágio ou probabilidade parcial ou total de ter sido elabora por IA.