Sobre a Revista

Apresentação do periódico:

A Revista InterCulturas (doravante RICS) é um periódico acadêmico semestral, criado e dirigido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Mediações Interculturais, Negociações e Negociadores Internacionais no Mundo (MINNI Mundo - UFPB/CNPq), do Departamento de Mediações Interculturais (DMI), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

ISSN: 2966-3997

Anúncios

Dossiê "Tradução como Mediação Intercultural: Perspectivas e Desafios" - n.1 - 2025

28-09-2024

A Revista InterCulturas convida pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos para o dossiê temático "Tradução como Mediação Intercultural: Perspectivas e Desafios", que busca refletir sobre o papel da tradução na construção de diálogos entre culturas, identidades e saberes diversos.

Neste dossiê, propomos discutir como a tradução atua como mediadora entre línguas e culturas, possibilitando o entendimento intercultural em diferentes contextos – da literatura às políticas linguísticas, das práticas institucionais às trocas comunitárias. São bem-vindas contribuições que abordem a tradução em contextos de línguas indígenas, minoritárias ou de migração, bem como estudos sobre tradução audiovisual, acessibilidade, localização, interpretação comunitária e outras formas de mediação intercultural.

Aceitamos artigos inéditos em português, espanhol, inglês e francês. As submissões devem seguir as diretrizes da revista e ser enviadas até 01 de abril pelo sistema da Revista InterCulturas.

Eixos temáticos sugeridos:

Tradução e línguas indígenas: desafios e estratégias
Tradução e políticas linguísticas em contextos minoritários
Tradução, identidade e pertencimento cultural
Mediação intercultural em práticas institucionais e comunitárias
Tradução e acessibilidade (tradução audiovisual, tradução para surdos e ensurdecidos, audiodescrição)
Tradução e pós-colonialismo: ressignificações e resistências
Para mais informações sobre as normas de submissão e o escopo da revista, acesse https://periodicos.ufpb.br/index.php/rics/about/submissions .

Organizadores do dossiê:
Camila Nathália de Oliveira Braga - UFPB
Igor Antonio Lourenço da Silva - UFU
Roberto Carlos de Assis - UFPB

Contamos com a sua contribuição para enriquecer esse debate!

Submissões prorrogadas até 25 de abril de 2025
Publicações em fluxo contínuo, até 30 de junho de 2025.

Saiba mais sobre Dossiê "Tradução como Mediação Intercultural: Perspectivas e Desafios" - n.1 - 2025

Edição Atual

v. 1 n. 2 (2024): Ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na educação linguística
					Visualizar v. 1 n. 2 (2024): Ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na educação linguística

Edição publicada em fluxo contínuo.

Publicado: 08-06-2025

Capa

Editorial

  • Editorial

    Maria Rennally Soares da Silva, Alyanne de Freitas Chacon, Roberto Vilmar Satur

Apresentação

  • Apresentação

    Samuel Rufino de Carvalho, Iury Aragonez da Silva, Neuda Alves do Lago

n. 2 2024: Ciência, tecnologia e inovação na educação

  • Os efeitos da aprendizagem individualizada de línguas guiada por IA: Uma metanálise

    Hansol Lee, Jang Ho Lee
    e74198
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15500720
  • Ensinando língua estrangeira com a Inteligência Artificial Conversacional: Interação Professor-estudante-IA

    Hyangeun Ji, Insook Han, Soyeon Park
    e74200
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15522783
  • Perspectivas e atitudes de alunos em relação à utilização da aprendizagem móvel em uma sala de aula de idiomas

    Meriem Youbi
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.15522788

Artigos de temas livres

Relato de experiência

Ver Todas as Edições