Mediação Intercultural em Startups Multinacionais
Uma Proposta Para a Abordagem de Assimetrias Entre chineses e Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12618091%20Palavras-chave:
China, Brasil, Interculturalidade, StartupResumo
Segundo o Ministério da Economia Brasileiro, a China foi a maior parceira econômica do Brasil em 2022, e essa colaboração também reflete na geração de empregos, com Startups chinesas contratando brasileiros. O presente artigo discute as possíveis barreiras interculturais enfrentadas por funcionários brasileiros que atuam em startups multinacionais de origem chinesa, com o objetivo de desenvolver uma proposta de mediação de conflitos a partir da escala de análise cultural proposta por Meyer (2015). Os resultados sugerem que as principais assimetrias interculturais enfrentadas pelos brasileiros estão relacionadas à comunicação, às diferenças na prática de negociação e às estruturas hierárquicas. O artigo conclui que as Startups multinacionais chinesas que operam no Brasil devem considerar as diferenças culturais entre esses dois países para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, o que levará ao aumento da produtividade, à satisfação no trabalho e uma contribuição mais significativa para o crescimento da Startup.