O cinema contemporâneo como instrumento de promoção da interculturalidade

Autores

  • Renally da Silva Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Alyanne de Freitas Chacon Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12618715

Palavras-chave:

Interculturalidade, Cinema, Globalização, Cultura

Resumo

Este artigo, originado de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso, se propõe a investigar a manifestação da interculturalidade por meio das produções cinematográficas. A partir de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizamos uma breve contextualização da globalização, fundamentada na obra de Giddens (2006), que oferece insights sobre sua natureza e implicações. Com o suporte teórico de Mascarello (2006), traçamos um panorama da evolução histórica do cinema, destacando sua trajetória até alcançar a relevância contemporânea. Além disso, ao adotarmos a perspectiva de Canclini (2009) sobre interculturalidade, exploramos as interações na sociedade moderna. Realizamos também a análise de três filmes que apresentam uma temática intercultural, pois reproduzem tanto as hostilidades quanto as contribuições sociais decorrentes do contato entre culturas distintas. Concluímos que o cinema, como forma de arte, desempenha um papel fundamental nos espaços intermediários da sociedade, facilitando conexões entre grupos distintos e promovendo reflexões sobre a cultura do outro e nossa própria realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renally da Silva Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Meu nome é Renally Gomes, tenho 23 anos e morei toda a minha vida em Jacumã - uma pequena praia no litoral sul da Paraíba. Apesar do privilégio de crescer brincando por essas areias, sempre me senti um pouco distante do resto do mundo. Foi nesse contexto, então, que cultivei uma grande paixão pelo cinema e pelo estudo dos idiomas, pois tais coisas sempre me permitiram enxergar para além da minha própria realidade. Em 2018, entrei para o bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, na Universidade Federal da Paraíba, e tive a oportunidade de me desenvolver acadêmica e profissionalmente com o suporte de profissionais extremamente competentes e apaixonados por suas respectivas áreas. A graduação ampliou meu interesse tanto no estudo dos idiomas, quanto na área do audiovisual, tendo em vista que o curso possui uma atuação multidisciplinar, e me permitiu vivenciar experiências que agregaram bastante para o meu amadurecimento profissional.

Alyanne de Freitas Chacon, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras - Língua Francesa (2007), mestrado em Literatura Comparada (2011) e doutorado em Linguística (2013), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora de Língua Francesa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou por quase dez anos no Curso de bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA-NI), da UFPB . Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na Análise Textual dos Discursos, trabalhando, principalmente, com os seguintes temas: Responsabilidade Enunciativa, Polifonia Linguística, Teoria da Enunciação e Gêneros textuais. A partir de sua vivência no bacharelado de LEA-NI, desenvolveu projetos nas áreas de Interculturalidade e de Línguas para Fins Específicos. É vice-líder do grupo de pesquisa MINNI-Mundo: Mediações Interculturais, Negociadores e Negociações Internacionais no Mundo e coordenadora da área de língua francesa do Instituto Ágora/UFRN.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Como Citar

da Silva Gomes, R., & de Freitas Chacon, A. . (2024). O cinema contemporâneo como instrumento de promoção da interculturalidade. Revista InterCulturas, 1(1), e70065 . https://doi.org/10.5281/zenodo.12618715

Edição

Seção

Interculturalidade, línguas estrangeiras e o mundo do trabalho

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)