As ações do pedagogo na EJA: perspectivas atuais

Autores

  • Ribeiro Valdete Prudêncio
  • Salgueiro Marilene

Palavras-chave:

EJA, Pedagogo, Educação, Identidade

Resumo

Historicamente, desde a sua criação em 1939, o curso de Pedagogia travou lutas, a fim de concretizar a sua verdadeira identidade, assim como também as ações atribuídas ao pedagogo, que em alguns momentos são definidos como técnicos ou especialistas da educação, em outros momentos também como professor, e ainda em outros momentos como estudioso da educação. Nessa perspectiva podemos perceber uma incessante caminhada na busca da definição da identidade deste profissional. Para tanto o objetivo deste trabalho é compreender as ações do pedagogo na EJA e suas perspectivas atuais. O pedagogo envolvido com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino criada como ferramenta para combater a exclusão social e consequentemente educacional, destinada aqueles que não tiveram acesso ou não concluíram a educação básica em idade própria, precisa assumir um compromisso técnico e político em relação ao direito à educação dos que vivem marginalizados pelo sistema educacional. A leitura da realidade é um desafio constante do pedagogo e imprescindível para que se possam realizar as suas ações na EJA. Neste sentido se faz necessário que o profissional envolvido com a EJA, ao desenvolver suas ações, reconheça essa modalidade como ferramenta eficaz de desenvolvimento socioeducacional, na busca de uma sociedade igualitária e mais justa.

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Publicado

03.03.2013

Como Citar

VALDETE PRUDÊNCIO, R.; MARILENE, S. As ações do pedagogo na EJA: perspectivas atuais. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 16–30, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/15418. Acesso em: 7 nov. 2024.