A CONSTRUÇÃO DOS LIMITES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPASSOS E DESCOMPASSOS ENTRE O DIZER E O FAZER
Palavras-chave:
Limites, Regras, AutonomiaResumo
Esta pesquisa visa compreender como as regras são construídas na sala de aula da educação infantil, estabelecendo relações existentes entre as concepções e a prática das professoras e como se dá a participação das crianças neste processo. Busca ainda entender como o trabalho com regras contribui para o desenvolvimento da moral infantil. A metodologia foi de cunho qualitativo, com base em observações realizadas em uma escola da rede particular da cidade do Recife e na aplicação de questionários e conversas informais com os sujeitos da pesquisa. Os resultados deste estudo demonstram que existe uma grande lacuna entre os discursos das professoras e a sua prática quanto à construção das regras. Também verificou-se que as crianças encontram-se inseridas em uma rotina com propostas fechadas, sendo frequentemente tolhidas no exercício da sua autonomia.Downloads
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Publicado
03.03.2013
Como Citar
SYBELE BARROS DE, O.; FÁTIMA LÚCIA SOARES, R. A CONSTRUÇÃO DOS LIMITES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPASSOS E DESCOMPASSOS ENTRE O DIZER E O FAZER. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 93–117, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rle/article/view/15422. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos