Política Externa, Relações Internacionais e Políticas Públicas

uma discussão conceitual

Autores

  • Marcelino Teixeira Lisboa Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA https://orcid.org/0000-0002-6421-920X
  • Karen Bombón Pozo Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales/FLACSO

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2021v6n2.57298

Palavras-chave:

processo decisório; diretrizes; conceito; atividade de governo

Resumo

O texto discute algumas definições de política externa, apontando similaridades e diferenças com as relações internacionais e com as políticas públicas, além de desenvolver a ideia do que é processo decisório e o que são diretrizes de política externa. Verificou-se que as relações internacionais e a política externa têm a similaridade de abordar fenômenos que ocorrem através das fronteiras e diferenciam-se pelo fato de que a política externa é necessariamente uma atividade governamental, diferente das relações internacionais, que podem ser exercidas por atores não estatais. As políticas públicas e a política externa diferenciam-se pelo fato de que a política externa possui o elemento internacional, que pode não estar presente nas demais políticas públicas; a política externa é também uma política pública, tendo o elemento internacional como o que a diferencia das demais. Ambas se assimilam pelo fato de passarem por procedimentos político administrativos e são atividades de governo. O processo decisório é uma etapa da política externa na qual ocorrem diversas tomadas de decisão, em um processo que envolve a interação entre diversificados atores. As decisões são guiadas por diretrizes, que são as linhas guia que os tomadores de decisão devem considerar no momento da tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelino Teixeira Lisboa, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Docente do curso de Ciência Política e Sociologia da UNILA. Licenciado e bacharel em Geografia. Mestre e Doutor em Ciência Política.

Karen Bombón Pozo, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales/FLACSO

Estudante do programa de doutorado em Estudos Internacionais da FLACSO-Equador. Mestre em Integração Contemporânea da América Latina-ICAL (UNILA/2017). Cursou uma especialização em Relações Internacionais Contemporâneas (UNILA/2017) e graduação em Relações Internacionais e Integração (UNILA/2015).

Publicado

2021-12-02