Do Risco de Info-Exclusão à Participação Cívica: A Percepção da Cidadania Digital entre as Pessoas Pobres
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2023v8n1.64713Palavras-chave:
cidadania; cidadania digital; dimensões; indicadores; análise de componentes principaisResumo
No Brasil, mesmo após 21 anos de implementação das políticas de inclusão digital, ainda há escassez de dimensões e indicadores para a construção de modelos estatísticos que avaliem a eficácia destas políticas no que tange o exercício da cidadania, como forma de contribuir para a redução da infoexclusão num contexto global de aumento dos níveis de pobreza nas últimas décadas. O presente estudo explora o significado e a importância da cidadania para os pobres por meio de questionário respondido por 515 utilizadores de 84 telecentros em Belo Horizonte, Brasil. Utilizando-se Análise de Componentes Principais (ACP), obtiveram-se três dimensões para cidadania com 31 indicadores e três dimensões para cidadania digital com 33 indicadores. Avaliadas no contexto da sociedade atual, tais dimensões se mostraram complementares e indissociáveis para o efetivo exercício da cidadania. Assim, os resultados deste estudo contribuem para o aperfeiçoamento de políticas públicas de inclusão digital e combate à pobreza.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Samir Rodrigues Haddad, Abilio Oliveira, Bráulio Alturas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).