Avaliação do nível de cultura de segurança operacional na percepção dos profissionais de organizações provedoras de serviços de navegação aérea no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2023v8n2.66070Palavras-chave:
cultura de segurança operacional, validação de escala, navegação aéreaResumo
O objetivo da pesquisa foi avaliar a cultura de segurança operacional em organizações provedoras de serviços de navegação aérea brasileiros, mais especificamente da Infraero. Apesar dos instrumentos já desenvolvidos no exterior, não foi identificada escala brasileira aplicada ao contexto do tráfego aéreo nacional. A validação da escala foi realizada com base nas dimensões: (1) Cultura Informada; (2) Cultura de Reporte e Aprendizado; (3) Cultura Justa; (4) Cultura Flexível; e (5) Atitudes de Segurança dos Gerentes. Foram realizados procedimentos para validação de face e conteúdo e pré-teste. Os dados foram coletados por meio de questionários eletrônicos, distribuídos entre indivíduos de interesse da pesquisa na Infraero. Os procedimentos para validação da escala incluíram análise fatorial exploratória e confirmatória, bem como verificação de confiabilidade. O resultados indicaram que a Cultura Flexível obteve menor média (6,04), seguida da dimensão relacionada à Cultura de Aprendizado e Reporte (7,20), Cultura Informada (7,23), Atitudes da Gestão com relação à Segurança (8,00) e Cultura Justa (8,57). A validação da escala no contexto brasileiro possibilitou avançar nos estudos sobre a temática no gerenciamento de tráfego aéreo nacional, suprindo a necessidade de expansão dos estudos predominantemente desenvolvidos na Europa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thereza Christina Gama Prado Freire, Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo, Flavio Perazzo Barbosa Mota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).