O papel da burocracia a nível de rua na implementação de políticas públicas

Uma análise da política de abrigamento para mulheres ameaçadas de morte

Authors

  • Natália Cordeiro Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2019v4n3.45376

Abstract

O artigo investiga o papel dos burocratas a nível de rua na implementação de políticas públicas, tomando por base o caso da política de abrigamento para mulheres ameaçadas de morte em Pernambuco. Tal política diz respeito aos serviços de acolhimento provisório destinado a mulheres em situação de violência que se encontrem sob ameaça de morte. Adota-se o referencial analítico do ciclo de políticas públicas, focando na etapa da implementação a partir da perspectiva bottom-up. Além da revisão bibliográfica que permite o recorte analítico das observações, realizou-se uma análise qualitativa da atuação das profissionais a nível de rua que atuam nas quatro casas-abrigo que compõem a política em Pernambuco. Foram realizadas onze (11) entrevistas semi-estrututradas com profissionais que atuam ou atuaram no serviço. Os principais achados da pesquisa indicam que a política varia de acordo com fatores relacionados ao cotidiano de sua implementação que são protagonizados por sua burocracia a nível de rua. Entre esses fatores estão as interações estabelecidas, as práticas desenvolvidas, as percepções acerca do serviço, os ajustes do dia-a-dia e a discricionariedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Natália Cordeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em ciência política pela Universidade Federal de Pernambuco.

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda, 1977.

BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Feminismo e Política. São Paulo: Boitempo, 2014. 162 p.

BRASIL. IPEA: Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/130925_sum_estudo_feminicidio_leilagarcia.pdf. 2013. Acesso em 11 de fevereiro de 2015.

ELMORE, Richard F. Backward Mapping: Implementation Research and Policy Decisions. Political Science Quarterly, Nova Iorque, v. 94, n. 4, p.601-616, dez. 1979.

GODINHO, Tatau. Construir a igualdade combatendo a discriminação. In: GODINHO, Tatau; SILVEIRA, Maria Lúcia da (Org.). Políticas públicas e igualdade de gênero. São Paulo: Coordenadoria Especial da Mulher Sp, 2003. p. 55-64.

LIPSKY, Michael. Street Level Bureaucracy: Dlimmas of the individual in public services. Nova Iorque: Russell Sage Foundation, 1980.

LOTTA, Gabriela Spanghero. Implementação de Políticas Públicas: o impacto dos fatores relacionais e organizacionais sobre a atuação dos Burocratas de Nível de Rua no Programa Saúde da Família São Paulo. 2010. 295 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência Política, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MELO, Marcus André Barreto de; SILVA, Pedro Luis Barros. Processo de implementação de políticas públicas no Brasil: características e determinantes da avaliação de programas e projetos. In: REUNIÃO DA CLADE, 1., 2000, República Dominicana. Proceeding. Campinas: Nepp-unicamp, 2000. p. 1 - 17.

SILVA, Eliene Costa. Burocratas de Nível de Rua e a Implementação do PROEJA: uma perspectiva de baixo para cima. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência Política, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

Published

2019-12-31