Participação, Movimentos Sociais e Políticas Públicas
A sistematização inicial de uma agenda de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2019v4n3.49188Resumo
Desde meados dos anos 2000, pesquisadores têm analisado a aproximação entre movimentos sociais e políticas públicas realizadas ao longo do ciclo de governos do Partido dos Trabalhadores. Este artigo realiza a sistematização inicial de uma parte dos estudos dessa agenda, tendo como objetivo mostrar o quanto essa literatura tem avançado na análise da mútua constituição entre sociedade civil e Estado para compreender o processo de elaboração e implementação de políticas públicas. Os trabalhos analisados foram produzidos por uma rede de núcleos de pesquisa que, desde 2014, tem feito o esforço coletivo de estudar esses casos. Os resutados mostram que essa literatura avançou nos dois sentidos da análise da mútua constituição iluminando, de um lado, os impactos dessa interação sobre a produção de políticas públicas e, de outro, seus efeitos para os movimentos sociais. O estudo também contribui ao apontar caminhos para futuras pesquisas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).