O paradigma do “vivir bien” no estado plurinacional da Bolívia como referente para a construção de políticas públicas emancipatórias

Autores/as

  • Wanderley dos Reis Nascimento Júnior Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Palabras clave:

Vivir Bien, Bolívia, Políticas Públicas

Resumen

O artigo tem por objetivo analisar os desafios e limitações encontrados pela Bolívia na construção de políticas públicas emancipatórias que tomem como referente o paradigma do “Vivir Bien”. A promulgação da Constituição do Estado Plurinacional da Bolívia (2009) tendo os princípios da cosmovisão indígena materializados em seu texto representou um marco nos referentes do “Novo Constitucionalismo Latino-Americano”. O desafio que se impõe e as perguntas que se suscitam, atualmente, referem-se à construção de práticas destes princípios. Isto posto, analisamos os desafios, limitações e alcances, tomando itens gerais do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bolívia (2006-2011) como documento de análise, para a implementação de políticas públicas emancipatórias que tenham como referente o paradigma do “Vivir Bien”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wanderley dos Reis Nascimento Júnior, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Mestrando em Integração Contemporânea da América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Bolsista do Programa Demanda Social/UNILA. Foz do Iguaçu/PR – Brasil.

Citas

ACOSTA, Alberto. (2008) El Buen Vivir, una oportunidad por construir. Ecuador Debate, Quito, 75: 33-47. Disponível em: < http://repositorio.flacsoandes.edu.ec/bitstream/10469/4162/1/RFLACSO-ED75-03-Acosta.pdf> Acesso em: 16 nov. 2015.

BANCO MUNDIAL. (2015). Datos [Online]. BM. Disponível em: < http://datos.bancomundial.org/> Acesso em: 20 nov. 2015.

BENGOA, José. (2003) Relaciones y arreglos políticos y jurídicos entre los Estados y los pueblos indígenas en América Latina en la última década. In: Serie Políticas Sociales, Nº 69. Santiago: CEPAL.

BOLÍVIA. (2014). Memoria de la Economía Boliviana. La Paz: Ministerio de Economía y Finanzas Públicas. Disponível em: <http://cedla.org/blog/grupopoliticafiscal/wp-content/uploads/2015/05/memoria2014.pdf> Acesso em: 20 nov. 2015.

______. (2013). Lei Nº 314. Ministerio de Transparencia Institucional y Lucha Contra la Corrupción. Disponível em: <http://www.transparencia.gob.bo/data/botoneria_derecha/bt_20131009_04.pdf> Acesso em: 20 nov. 2015.

______. (2007). Plan Nacional de Desarrollo 2006-2011. Bolivia digna, soberana, productiva y democrática para Vivir Bien. La Paz: Ministerio de Planificación del Desarrollo. Disponível em: < http://www.ine.gob.bo/indicadoresddhh/archivos/Plan%20Nacional%20de%20Desarrollo.pdf > Acesso em: 10 nov. 2015.

CENTRO DE ESTUDIOS CONSTITUCIONALES. (2013). Constitución Política del Estado: anotada, concordada y comentada [Online]. La Paz. Disponível em: http://econstitucional.com/.

DICIONÁRIO. (2009). Michaelis [Online]. Disponível em: < http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php>. Acesso em: 10 nov. 2015.

ESCOBAR, Arturo. (2011). Una minga para el posdesarrollo. Signo y Pensamiento 58- Puntos de vista, vol. XXX, enero-junio, p. 306-312. Disponível em <http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/viewFile/2501/1771> Acesso em: 15 nov. 2015

GUDYMAS, Eduardo. (2011). Buen vivir: Germinando alternativas al desarrollo. Revista América Latina en Movimiento. Ecuador: Argencia Latinoamericana de Información ALAI. Disponível em: < http://www.alainet.org/es/active/48052 > Acesso em: 10 nov. 2015.

HABERMAS, Jürgen. (2007). A Inclusão do: estudos de teoria política. 3ª ed São Paulo: Editora Loyola.

JACOB, Ernesto. (2009). Prólogo. In: ARISTIZÁBAL, Magnolia; TRIGO, Eugenia. Formación doctoral en América Latina: ¿más de lo mismo? ¿Una cuestión pendiente? S.L. Instituto Internacional del Saber.

KUHN, Thomas S. (1975). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1975.

LECHAPTOIS, Francisca Gómez. (2014). Trabajo Social, descolonización de las políticas públicas y saberes no hegemónicos. Rev. katálysis, Florianópolis , v. 17, n. 1, p. 87-94. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802014000100009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 Nov. 2015.

MAMANI, F. H. (2010). Vivir bien/Buen vivir: filosofía, políticas, estrategias y experiencias regionales. La Paz, 4ed.

MIGNOLO, Walter D. (2014). Democracia liberal, camino de la autoridad humana y transición al vivir bien. Soc. estado., Brasília , v. 29, n. 1, p. 21-44, Abr. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 Nov. 2015.

OSMAN, F. A. (2002). Public Policy Making: Theories and their Implications in Developing Countries. Asian Affairs, p. 37-53.

RICARDO, David. (1983). Princípios de Economia Política e Tributação. São Paulo: Abril.

RQUIDI, Vivian. (2012). Estados Plurinacionais e a descolonização como projeto político latino-americano. Comunicação & Política, v. 30, p. 52-70. Disponível em: < http://www.cebela.org.br/site/baCMS/files/55351ART3%20Vivian%20Grace.pdf> Acesso em: 11 nov. 2015.

SADER, Emir. (2013). A construção da hegemonia pós-neoliberal. In: SADER, Emir (Org.). 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. Rio de Janeiro: Boitempo; São Paulo: FLACSO, p. 135-44.

SENPLADES. (2009). Plan Nacional para el Buen Vivir 2009-2013: Construyendo un Estado Plurinacional e Intercultural. Quito, Ecuador: Senplades. Disponível em: <http://plan.senplades.gob.ec/>. Acesso em: 10 nov. 2015.

SILVA, Fabricio Pereira. (2011). Vitórias na Crise: Trajetórias das esquerdas latino-americanas contemporâneas. Rio de Janeiro: Ponteio.

SOUZA, Celina. (2006). Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, p. 20-45, dez. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222006000200003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 20 nov. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222006000200003.

VILLEGAS, Miriam; MENDIZÁBAL, Christian. (2013). EQUIDAD E INCLUSIVIDAD EN EL SISTEMA DE EDUCACIÓN SUPERIOR EN BOLIVIA. In: ESPINOZA, Óscar. Equidad e inclusividad en la educación superior en los países andinos: los casos de Bolivia, Chile, Colombia y Perú. Buenos Aires. Disponível em: <http://www.clacso.org.ar/libreria_cm/archivos/pdf_390.pdf> Acesso em: 19 nov. 2015.

Publicado

2016-08-18