A Dimensão da Educação Superior na Parceria Estratégica entre o Brasil e a União Europeia
o caso do programa Ciência sem Fronteiras (2007-2016)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2021v6n1.50636Palabras clave:
Brasil, União Europeia, Parceria Estratégica, Educação, Ciência sem FronteirasResumen
A relação bilateral entre o Brasil e a União Europeia teve início no ano de 1960. Em 2007, o relacionamento galgou a um novo patamar com o estabelecimento de uma parceria estratégica entre os dois atores internacionais. Com isso, houve o fortalecimento dos laços bilaterais em diversos setores, como o de energias renováveis e de promoção dos direitos humanos. Nos diversos documentos produzidos ao longo da parceria estratégica, as partes indicaram a educação superior e a cooperação tecnológica e científica como vetores importantes de aproximação, além de um vasto campo de convergência de interesses e valores. Diante desse cenário, o presente artigo tem como escopo geral apresentar a evolução das relações entre Brasil e União Europeia de 2007 a 2016, com os seguintes objetivos específicos: (i) examinar a evolução da temática da internacionalização da educação superior nas Reuniões de Cúpulas entre Brasil e União Europeia desde o início da parceria estratégica brasileiro-europeia (2007) até o fim do governo Dilma Rousseff (2016); (ii) fazer um estudo de caso sobre o programa Ciência Sem Fronteiras desde sua criação em 2011 até 2016, ou seja, desde seu início até sua paralização total. Para tanto, optou-se pelo método indutivo, por meio da análise de fontes primárias, como dados e documentos oficiais brasileiros e europeus. Ademais, fez-se um levantamento de bibliografias especializadas sobre o tema.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Tomáz Espósito Neto, Isabella Felix Espindola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).