Avaliação Axiológica do Programa de Transporte Urbano do Distrito Federal
Explorando o público da acessibilidade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n2.53442Palabras clave:
avaliação de políticas públicas, acessibilidade, problema públicoResumen
Este artigo problematiza de forma avaliativa a acessibilidade como uma dimensão importante da mobilidade urbana, considerando-a como um problema público (Dewey, 1927; Blumer, 1971), a partir do estudo de caso da sua qualidade para pessoas com deficiência (PCD) física, no âmbito do Programa de Transporte Urbano do Distrito Federal (PTU-DF), no que concerne os modais rodoviário e metroviário. Do ponto de vista do método, tratou-se de uma avaliação de tipo axiológica (Fischer, 2016; Boullosa, 2017; 2019), por ter buscado revelar a matriz de valores implicada no processo de provisão e uso de tais serviços. Foram utilizados análise de contexto, entrevistas semi-estruturadas e estruturadas (tipo questionário), cujos achados foram tratados a partir da análise de similitude (com o auxílio do software IramuteQ) e estatística descritiva. Como resultado ou síntese avaliativa, observou-se uma alta incongruência e desacordos entre os valores presentes nas percepções dos diferentes atores, o qual parece estar fortemente relacionado ao modelo de gestão por transversalidade não coordenada da acessibilidade para pessoas com deficiência de tipo física.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).