Racismo e Antirracismo no Brasil

Produção Acadêmica e Ativismo Negro no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n3.54816

Palabras clave:

Racismo e antirracismo; movimento negro; violência policial; violência racial

Resumen

O objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão de marcos importantes no debate sobre racismo no Brasil e seu efeito no ativismo negro, enfatizando a última fase, que trata de violência policial.  A forma como organizamos as ideias faz deste texto um material introdutório para aquela(e)s que porventura estejam interessada(o)s no ativismo negro no Brasil e/ou pretendem apenas ter referências sobre o debate racial, nos limites do que já está consolidado no Brasil e no seu diálogo com as teses brasilianistas. Além de realizar a revisão da literatura consolidada no tema das relações raciais no Brasil, repassamos casos emblemáticos do protesto negro contra a violência violência racial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo César Ramos, Universidade de São Paulo

Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo, possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, onde também cursou a graduação em Ciências Sociais. Especialista em Análise Política e Relações Institucionais (UnB). São seus temas prioritários relações raciais, violência, movimentos sociais, políticas públicas e juventude. Possui experiência como professor. Desenvolveu pesquisas para a Fundação Perseu Abramo, UNESCO e Fundação Oswaldo Cruz (Plano Juventude Viva) nos tema juventude, violência e relações raciais. Coordenou pesquisa de campo sobre relações raciais e segurança pública. Trabalhou na formulação de políticas públicas em âmbito municipal e federal. Realizou visitas técnicas internacionais pelo continente americano, com estágio no Observatoire Jeunes et société, Institute National de la Recherche Scientifique de Québec, Canadá, em 2014; em 2019 foi Visiting Scholar no Department of Africana Studies da University of Pennsylvania, nos EUA. Atualmente é pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento onde coordena o Projeto Memória e Identidade do Ativismo Afro Brasileiro no AFRO - Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Raça, Gênero e Justiça Racial. 

Ana Maura Tomesani, Universidade de São Paulo

Graduada em Ciências Sociais (USP, 2002), mestre em Ciência Política (USP, 2005) e doutora em Relações Internacionais (USP, 2019), tendo cursado disciplinas na Université Laval (Canadá) e feito estágio de pesquisa na Université de Montréal (Canadá). É integrante e uma das fundadoras da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) e do Lepif (Laboratório de Estudos e Pesquisas Internacionais e de Fronteira). Participante da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Faz parte do Grupo de Experts da Global Alliance Against Transnational Organized Crime. Foi coordenadora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para assuntos relacionados à segurança pública, participação social e qualidade dos dados. É atualmente gerente do Projeto Censo de Mercados Ilícitos na Tríplice Fronteira, iniciativa da JHM Pesquisa com recursos do PMI Impact.

Publicado

2020-12-28