A Projeção de Mao em Xi Jinping
marxismo e universidade no fortalecimento do socialismo chinês
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n3.55533Palabras clave:
Universidade chinesa. Marxismo. Xi Jinping. Mao Tse-Tung. Teoria Marxista.Resumen
Este trabalho compreende que o processo de reforma e abertura, conduzido pela China, a partir de 1978, representou um instrumento de contínuo desenvolvimento das forças produtivas daquele país. A partir deste ponto, adota-se a perspectiva de que a ideologia cumpre um papel central na estabilidade política e social chinesa, sendo elemento de preocupação das lideranças do Partido Comunista. Neste sentido, o artigo propõe uma leitura da inserção do marxismo nas universidades chinesas, fazendo um paralelo entre o pensamento de Mao Tse-Tung e o discurso de Xi Jinping, bem como entre as políticas concretas em relação ao ensino superior. Assinala-se, ainda, que o fortalecimento da Teoria Marxista é alicerce de coesão interna e de ruptura paradigmática em relação ao colapsado sistema neoliberal centrado no Ocidente. Para este empreendimento, serão utilizados o texto “Sobre a arte e a literatura” e discursos recentes do presidente Xi Jinping, bem como algumas políticas definidas por meio do Ministério da Educação no período recente, como por exemplo, a instituição das Escolas de Marxismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).