Externalidades Positivas e Economicidades ao Erário
proatividades do Observatório Social de Maringá
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2021v6n1.58299Palabras clave:
Externalidade Positiva; Economicidade ao Erário; Controle Social; Observatório Social de Maringá.Resumen
Em economia as externalidades positivas expressam benefícios gerados às pessoas que não participam da ação original da atividade ou trabalho que as geraram. Os Observatórios Sociais têm por missão realizarem atividades de controle social relacionadas ao emprego do orçamento público. Porém, como avaliar se o impacto econômico gerado pela atuação do Observatório Social proporcionou economicidades ao erário? Esta pesquisa analisou o trabalho desenvolvido pelo Observatório Social de Maringá (OSM) ao longo de dez anos a partir de 2007, para melhor compreender a contribuição econômica que suas atividades proporcionaram à sociedade local. Por meio de dados levantados, buscou-se descrever e explicar os atributos qualitativos do trabalho exercido e quantificar a significância do acompanhamento dos gastos públicos municipais nas diversas modalidades de compras e aquisições. As irregularidades foram relacionadas, assim como os montantes de proveitos econômicos gerados ao cofre municipal. Constatou-se que os valores recuperados possuem pequena representatividade nominal, mas grande relevância econômica. Considerando que o custeio funcional da atividade exercida pelo OSM é baixo, uma vez que grande parte de seu quadro de colaboradores é formado por voluntários, conclui-se que diante dos resultados alcançados, o OSM enquadra-se como gerador de externalidades positivas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Marcelo Torres Pinheiro Marcelo Torres Pinheiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).