O Planejamento Municipal entre a integração e a fragmentação:
Um estudo sobre a relação entre o Programa de Metas e o Plano Plurianual no Município de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2022v7n1.62686Palabras clave:
planejamento governamental, plano plurianual, programa de metasResumen
Este trabalho trata dos dilemas do planejamento governamental em âmbito municipal, especificamente da questão da falta de integração e fragmentação dos diversos instrumentos de orçamento e planejamento existentes. Para isso, faz uma análise do instrumento representado pelo Plano Plurianual (PPA) no Município de São Paulo, que acabou incorporando um caráter mais orçamentário, comparando-o com o Programa de Metas (PdM), de caráter mais estratégico-político. Com efeito, a fundamentação teórica na qual a argumentação se apoia encara o planejamento governamental como um processo político, que se desenrola num ambiente onde convivem diversos interesses e atores. Por esse motivo, argumenta-se que o PdM, por ter sua própria concepção ligada ao mandato eletivo do chefe do executivo municipal, acabou ganhando precedência sobre outros instrumentos de planejamento de elaboração obrigatória, como é o caso do PPA, nos municípios em que se tornou uma obrigação legal. A primeira seção do artigo apresenta, de modo geral, o contexto em que o PdM foi instituído no Município de São Paulo e seu desempenho desde então. A segunda seção apresenta e discute o PPA, com foco em sua ênfase no aspecto orçamentário do planejamento. Por fim, a terceira seção discute a compatibilização entre os dois instrumentos, abordando a questão da fragmentação do planejamento municipal e de seu monitoramento, com consequências para o controle social. Por fim, a última seção apresenta os resultados e considerações finais do trabalho.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Marilia Romao Capinzaiki
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).