A Organização do Associativismo nas Cidades de Natal e Mossoró (RN)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n2.51650Palavras-chave:
associativismo, organizações da sociedade civil, cultura políticaResumo
O artigo objetiva analisar a organização do associativismo nas duas maiores cidades do Rio Grande do Norte - Natal e Mossoró, observando sua origem e desenvolvimento a partir de cada contexto local. Metodologicamente, foram utilizados dados do Mapa das organizações e da sociedade civil (Ipea, 2018), os quais foram categorizados a partir da tipologia de Luchmamn (2016). O primeiro passo foi a realização de um mapeamento das associações nas duas cidades, identificando-se os bairros mais organizados socialmente. Em seguida, como elementos fundamentais para entender a cultura política local, aponta-se como estão organizadas as associações e as respectivas áreas de atuação a partir da tipologia selecionada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).